Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52319
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Sônia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-12T11:54:31Z | - |
dc.date.available | 2020-06-12T11:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Sônia Pereira. Estado ONGs e movimentos sociais: disputas em defesa dos direitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 28-31. jul. 2009. Rio de Janeiro (RJ), Anais... SBS: Rio de Janeiro (RJ): SBS, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-6636 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52319 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBS | pt_BR |
dc.subject | ONG | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
dc.title | Estado ONGs e movimentos sociais: disputas em defesa dos direitos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O propósito deste artigo é problematizar a presença das organizações não-governamentais (ONGs) na sociedade civil brasileira, suas relações com o Estado e os movimentos sociais, empreendendo um esforço para discernimento das atribuições e projetos que envolvem esses atores. As questões aqui apresentadas problematizam as relações entre esses personagens que atuam no cenário da criação e efetivação de direitos no Brasil, em especial, o direito social e humano à educação. 1 O exercício do direito à educação dos milhões de brasileiros requer políticas públicas contundentes e medidas bastante amplas, de natureza econômica, social, política, além das educacionais propriamente ditas. As medidas que o governo federal vem tomando – os vários programas educacionais e outros, como bolsa-família - ainda que venham diminuindo a pobreza e a desigualdade, não são o antídoto da produção de ambas2 . O quadro de problemas do sistema educacional brasileiro permite a afirmação seguinte: as leis versam, mas os direitos não são exercidos. A inscrição e o reconhecimento formal do direito à educação e sua proclamação – seja na Constituição de 1988, na LDB ou no Plano Nacional de Educação – não asseguram a efetividade de seu exercício. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_spereira.pdf | 181,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.