Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52314
Type: Artigo de Periódico
Title: A construção de identidades discursivas em textos sincréticos: IstoÉ x Veja, Dilma x Serra
Title in English: The construction of discursive identities in the syncretic text “magazine cover”
Authors: Leite, Ricardo Lopes
Cabral, Susy Anne Almeida
Keywords: Semiótica;Semiótica Discursiva;Identidade discursiva;Texto sincrético
Issue Date: 2013
Publisher: Revista Estudos Semióticos
Citation: LEITE, Ricardo Lopes; CABRAL, Susy Anne Almeida. A construção de identidades discursivas em textos sincréticos: IstoÉ x Veja, Dilma x Serra. Revista Estudos Semióticos, São Paulo (SP), vol. 9, n. 1, p. 13 -21, jul. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo tem por objetivo analisar, à luz da semiótica greimasiana, a construção de identidades discursivas dos ex-presidenciáveis Rousseff e Serra em capas das revistas semanais VEJA e IstoÉ. Por identidade discursiva compreendemos a “imagem-fim” construída dialogicamente com base nos simulacros que os textos fornecem, tanto de seu enunciador, quanto de seu enunciatário. Trata-se, portanto, de uma identidade advinda e resultante do discurso. Do ponto de vista semiótico, as capas de revista são textos sincréticos em que se manifesta um efeito enunciativo global resultante da articulação de mais de uma linguagem no plano da expressão. Visto que as capas servem como porta de entrada para a manipulação, interessa-nos investigar como, nesses textos, categorias plásticas do plano da expressão articulam-se com categorias do plano do conteúdo para simular as identidades dos candidatos. Supomos que essa articulação cria um jogo de imagens que pode revelar, nas escolhas do enunciador, a euforização ou disforização da imagem de um candidato em detrimento de outro.
Abstract: This paper aims to analyze, according to greimassian semiotics, the construction of discursive identities of the former president candidates Rousseff and Serra on the covers of VEJA and IstoÉ, two Brazilian weekly magazines. We understand discursive identity as the “end-image” which is dialogically constructed in texts, based on what is provided about the enunciator and the enunciatee. That means discursive identity comes from discourse and is a result of it. From the point of view of French semiotics, magazine covers are syncretic texts, which have a global enunciative effect as a result of the articulation of the languages on the expression plane. Given that magazine covers are the first device to manipulate readers, it is of interest to examine how plastic categories of the expression plane connect with categories of the content plane in such texts, in order to simulate the identities of both candidates. We assume that this articulation creates an image game which can reveal the enunciator’s choice of presenting the candidate as euphoric or dysphoric.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52314
ISSN: 1980-4016
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_rlleitesaacabral.pdf254,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.