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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Saber ler é tão difícil como saber escrever – o leitor (de) António Lobo Antunes
Título em inglês: Knowing how to read is a difficult as knowing how to write - the reader (of) António Lobo Antunes
Autor(es): Valim, Graziele Maria
Navas, Diana
Palavras-chave: Antunes, Antônio Lobo;Cartas da guerra;Leitor;Coautoria
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: VALIM, Graziele Maria; NAVAS, Diana. “Saber ler é tão difícil como saber escrever” – o leitor (de) António Lobo Antunes. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 19, p. 84-98, jan./mar. 2020.
Resumo: A partir da leitura de Deste viver aqui neste papel descripto: cartas de guerra (2005), de António Lobo Antunes e dos romances iniciais do autor, o presente estudo tem um duplo objetivo: discutir o tipo de leitor almejado por António Lobo Antunes para a leitura de seus romances, bem como apresentar o próprio leitor António Lobo Antunes, tal como ele figura em suas obras. Para a realização deste intento, recorremos, em especial, às reflexões de Barthes (1987), Piglia (2006), Antonio Candido (2011) no que concerne às suas investigações em relação ao leitor. A leitura empreendida permite-nos observar que Lobo Antunes revela-se como um leitor ávido, voraz e, principalmente, crítico, que, mais do que incitar o leitor a assumir um papel ativo de coautoria – visto a ele caber a (re)construção de sentidos possíveis na narrativa – destina a ele a tarefa de tornar-se capaz de ler o mundo e a si mesmo.
Abstract: Considering the reading of Deste viver aqui neste papel descripto: cartas de guerra (2005), from António Lobo Antunes and his early novels, the present study has a double objective: to discuss the type of reader intended by António Lobo Antunes for the reading of his novels, as well as to present the own reader António Lobo Antunes, as he appears in the works investigated. In order to achieve this aim, we refer in particular to the reflections of Barthes (1987) and Piglia (2006) regarding their investigations of the reader. The reading allows us to observe that Lobo Antunes reveals himself as an avid, voracious and, mainly, critical reader who, rather than only inciting the reader to take an active role of co-authorship - since he is in charge of (re)construct the possible meanings in the narrative – it is assigned him the task of becoming able to read the world and himself.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52307
ISSN: 1980-4571
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

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