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dc.contributor.authorSantos, Francisco Renato da Silva-
dc.contributor.authorPonte, Charles Albuquerque-
dc.date.accessioned2020-06-11T13:30:07Z-
dc.date.available2020-06-11T13:30:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Renato da Silva; PONTE, Charles Albuquerque. Entre perdas e ganhos: a adaptação cinematográfica do conto “O nevoeiro”, de Stephen King. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza (CE), v. 6, n. 10, p. 18-32, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2446-8959-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52296-
dc.description.abstractThis paper aims at discussing the narrative resources used by director Frank Darabont in the cinematic adaptation of the short story ―The Mist‖, by Stephen King. Through contemporary theories about cinematic adaptation, such as Diniz (1998) and Stam (2000), derived from the concept of Bakhtinian dialogism (BAKHTIN, 2015; 2016), stylistic choices in the source text, including point-of-view and character traits, are compared to the filmic narrative resources used to communicate visual meaning, like camera angles and plane construction, in a way to build a parallelism of communicative forms in both media. It remains, as a conclusion, to highlight the independence of each medium and how passé is the use of concepts such as fidelity, that permeated the work of traditional theorists, such as Bluestone (1966).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransversal - Revista em Traduçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectKing, Stephen Edwin, 1947-pt_BR
dc.subjectDarabont, Frank, 1959-pt_BR
dc.titleEntre perdas e ganhos: a adaptação cinematográfica do conto O nevoeiro, de Stephen Kingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva discutir os recursos narrativos utilizados pelo diretor Frank Darabont na adaptação cinematográfica do conto ―O Nevoeiro‖, de Stephen King. Através das teorias contemporâneas de adaptação cinematográfica, como as apresentadas por Diniz (1998) e Stam (2000), derivadas do conceito de dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 2015; 2016), as escolhas estilísticas do texto-fonte, incluindo ponto de vista e caracterização de personagens, serão cotejadas aos recursos narrativos fílmicos utilizados para comunicar sentidos visuais, como angulação de câmera e escolha de planos, de modo a construir um paralelo das formas comunicativas nas duas mídias. Resta, como conclusão, a constatação da independência de cada mídia e como é ultrapassada a utilização de conceitos como fidelidade, que permeava os trabalhos de teóricos tradicionais, como Bluestone (1957).pt_BR
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