Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52244
Type: Artigo de Periódico
Title: Prática docente no ensino superior: uma análise a partir da abordagem do ensino por competências de Philippe Perrenoud
Title in English: Teaching practice in higher education : an analysis from Philippe Perrenoud´s teaching competences approach
Authors: Silva, Andréa Carla Castro e
Farias, Danielle Cristine Camelo
Gomes, Danyella Jakelyne Lucas
Santos, Elaine Suane Florêncio dos
Keywords: Ensino por competências;Prática docente;Ensino superior
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Educação Em Debate
Citation: SILVA, Andréa Carla Castro e; FARIAS, Danielle Cristine Camelo; GOMES, Danyella Jakelyne Lucas; SANTOS, Elaine Suane Florêncio dos. Prática docente no ensino superior: uma análise a partir da abordagem do ensino por competências de Philippe Perrenoud. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 131-149, jan./abr. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem por objetivo analisar práticas docentes no ensino superior, a partir da noção de ensino por competências de Philippe Perrenoud (1999). Para tanto, realizamos observações em situações de ensino e entrevistas semiestruturadas com quatro docentes, dos quais três atuam em universidades públicas e um em uma instituição mista (autarquia). A análise dos dados, realizada sob orientação teórico-metodológica daa análise de conteúdo (BARDIN, 2004), indicou que os professores apresentam aproximações com alguns elementos estruturadores do ensino por competência, mas isso não significa que adotem essa abordagem como direcionamento didático. A análise sobre as práticas docentes revelou que os professores têm como objetivo formar profissionais para além do desenvolvimento de competências. Esperam formar sujeitos críticos e éticos, capazes de problematizar o próprio exercício da profissão.
Abstract: This work aims to analyze teaching practices in Higher Education, based on the notion of teaching by competences, by Philippe Perrenoud (1999). For that, we made observations in teaching situations and semi-structured interviews with four teachers, three of whom work in public universities and one in a mixed institution (autarchy). The analysis of the data, carried out under the theoretical-methodological orientation of the content analysis (BARDIN, 2004), indicated that teachers present approximations with some structuring elements of teaching by competence, but this does not mean that they adopt this approach as a didactic direction. The analysis of teaching practices revealed that teachers aim to train professionals in addition to developing skills. They expect to form critical and ethical subjects capable of problematizing their own practice in the profession.
Abstract in Spanish: Este trabajo tiene como objetivo analizar las prácticas docentes de la Educación Superior, a partir de una noción de la enseñanza por competencias, de Phillippe Perrenoud (1999). Por lo tanto, realizamos observaciones en situaciones de enseñanza y entrevistas semiestructuradas con cuatro docentes, de los cuales tres imparten clases en universidades públicas y uno en una institución mixta (autarquía). El análisis de los datos, realizado sobre una orientación teórico-metodológica del análisis del contenido (BARDIN, 2004), indicó que los profesores presentan aproximaciones con algunos elementos estructurados de la enseñanza por competencias, pero eso no significa que adopten ese abordaje como dirección didáctica. El análisis sobre las prácticas docentes reveló que los profesores tienen como objetivo formar profesionales más allá del desarrollo de las competencias. Esperan formar sujetos críticos y éticos, capaces de problematizar su propia práctica en la profesión.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52244
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_accsilvadccfarias.pdf299,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.