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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52190
Tipo: | TCC |
Título : | Análise dos níveis de solicitação gerados por explosivos sobre os pilares do viaduto da BR-020 em Caucaia, Ceará, aliada à verificação de segurança e dimensionamento preventivo. |
Título en inglés: | Analysis of the request levels generated by explosives on the BR-020 viaduct pillars in Caucaia, Ceará, allied to safety verification and preventive design. |
Autor : | Pereira, Tallys Gonçalves |
Tutor: | Mota, Magnólia Maria Campêlo |
Palabras clave : | Explosão;Viaduto;Segurança;Dimensionamento;Concreto Armado |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | PEREIRA, Tallys Gonçalves. Análise dos níveis de solicitação gerados por explosivos sobre os pilares do viaduto da BR-020 em Caucaia, Ceará, aliada à verificação de segurança e dimensionamento preventivo. 2019. 90 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | No início de 2019, o Ceará foi palco de uma série de atentados criminosos motivados pela postura assumida pela nova gestão de segurança pública do estado. A cidade de Fortaleza foi, contudo, a mais atingida, devido à ocorrência de incêndios, tiroteios e até mesmo explosões. Explosões são fenômenos caracterizados por descargas súbitas de energia, liberadas durante a detonação de artefatos explosivos na forma de pressão, calor e até mesmo radiação, no caso de acidentes nucleares. Dada a recorrência de eventos explosivos nos últimos anos, o presente trabalho foi concebido com o propósito de analisar a explosão ocorrida no viaduto da BR-020 em Caucaia, Ceará, com base em estimativas de massa e posicionamento de um explosivo idealizado. A pesquisa estudou os níveis de solicitação gerados pela ação explosiva, as distâncias requeridas para a segurança de pessoas e edificações, além de propor estratégias de dimensionamento preventivo para os pilares do viaduto em questão. A partir da análise dos níveis de solicitação, foi possível concluir que a situação crítica é atingida quando o explosivo é colocado em um dos taludes laterais do viaduto, visto que a solicitação no tabuleiro chega a ser 5,5 vezes maior que a obtida para a mesma quantidade de explosivo posicionada entre os pilares centrais. No tocante à segurança das edificações vizinhas, foi constatado que estas só sofreriam danos caso a quantidade de explosivos fosse de uma ordem de grandeza muito superior as normalmente utilizadas em explosões improvisadas. Para seres humanos, no entanto, foi observado que para as massas de explosivo estimadas, distâncias de aproximadamente 10 metros poderiam causar ruptura dos tímpanos, podendo levar a morte caso esse afastamento fosse inferior a 2,4 metros. Quanto ao dimensionamento, verificou-se a viabilidade técnica e econômica das soluções propostas, visto o atendimento das normas técnicas existentes no Brasil e o pequeno incremento no custo global da obra, causado pelas implementações preventivas apresentadas por esta pesquisa. |
Abstract: | In early 2019, Ceará was the scene of a series of criminal attacks motivated by the stance taken by the state's new public security management. The city of Fortaleza was, however, the most affected, due to the occurrence of fires, shootings and even blasts. Blasts are phenomena characterized by sudden discharges of energy, released during the detonation of explosive artifacts in the form of pressure, heat and even radiation, in case of nuclear accidents. Due the recurrence of explosive events in recent years, this work was conceived with the purpose of analyzing the explosion that occurred on the BR-020 viaduct in Caucaia, Ceará, based on estimates of mass and positioning of an idealized explosive. The research studied the levels of demand generated by the explosive action, the distances required for the safety of people and buildings, in addition to proposing preventive design strategies for the viaduct pillars in question. From the analysis of the demand levels, it was possible to conclude that the critical situation is reached when the explosive is placed on the lateral slopes of the viaduct, since the demand on the deck is 5.5 times higher than that obtained for the same amount of explosive placed between the central columns. Regarding the safety of neighboring buildings, it was found that these would only suffer damage if the amount of explosives was of an order of magnitude much higher than those normally used in improvised explosions. For humans, however, it was observed that for the estimated masses of explosives, distances of approximately 10 meters could cause rupture of the eardrums, which could lead to death if this distance was less than 2.4 meters. As for design, the technical and economic feasibility of the proposed solutions was verified, given the compliance with existing technical standards in Brazil and the small increase in the overall cost of the construction, caused by the preventive implementations presented by this research. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52190 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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