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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Inscrevendo as ruínas da descolonização e dos mecanismos de poder na imagem fílmica: o cinema de Pedro Costa
Autor : Silva, Tiago Vieira da
Palabras clave : Cinema português;Colonialismo;Pós-colonialismo;Contemporaneidade
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes
Citación : SILVA, Tiago Vieira da. Inscrevendo as ruínas da descolonização e dos mecanismos de poder na imagem fílmica: o cinema de Pedro Costa. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 152-165, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Na obra de Pedro Costa, o Outro é iluminado num contexto pós-colonial, desdobrando-se as representações das comunidades e grupos marginalizados á luz da contemporaneidade (no caso singular do cineasta, das comunidades de imigrantes cabo-verdianos ou portugueses com ascendência cabo-verdiana). Todavia, o seu cinema incide essencialmente nos grupos oprimidos, não só as vítimas do colonialismo, mas, em geral, as vítimas dos esquemas de reprodução social operados por qualquer forma de poder. No cinema de Pedro Costa, a forma remete para o conteúdo da mesma maneira que o conteúdo remete para a forma, isto é, o amadurecimento da sua estilística é indissociável da matéria com a qual esculpe o seu imaginário; o cineasta revela, deste modo, um domínio idiossincrático da linguagem fílmica, sendo, por isso, um autor visionário e singular no cinema português contemporâneo. Neste sentido, de que forma é que o legado colonial, ainda fortemente presente no imaginário cultural e social português, é denunciado, exposto e dissecado por Pedro Costa como um modelo que, não obstante anacrónico aos ‘olhos’ da contemporaneidade, subsiste até ao presente?
Abstract: In the cinema of Pedro Costa, the Other is enlightened in a post-colonial context, and the representations of marginalized communities and groups unfold in the light of contemporaneity (in the case of the filmmaker, the communities of Cape Verdean communities or Portuguese people with Cape Verdean ancestry). However, its cinema concerns essentially with the oppressed groups, not only the victims of colonialism, but, in general, the victims of the schemes of social reproduction operated by any form of power. In Pedro Costa’s cinema, the form points to the content the same way the content points to the form. Revealing an idiosyncratic mastery of the filmic language, Pedro Costa is a visionary and singular case in Portuguese cinema, and the ripening of its style is indissociable of the substance with which he sculps the imaginary of his filmography. In this regard, in which way the colonial legacy, still deeply present in the Portuguese cultural and social imaginary, is denounced by the filmmaker, and thus exposed and dissected as a model that, being anachronic in the eyes of contemporaneity, still survives to the present?
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52106
ISSN : 2594-5491
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

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