Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52097
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Memórias de luta, registros da guerra: a potência política das imagens em Spell Reel de Filipa César |
Título en inglés: | Memories of struggle, documents of war: the political potential of images in Filipa César’s Spell Reel |
Autor : | Lima, Morgana Gama de Cunha, Paulo Manuel Ferreira da |
Palabras clave : | Cinema;Arquivo;Guiné-Bissau;Memória |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citación : | LIMA, Morgana Gama de; CUNHA, Paulo Manuel Ferreira da. Memórias de luta, registros da guerra: a potência política das imagens em Spell Reel de Filipa César. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 95-108, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Lidar com o pós-colonial na contemporaneidade implica pensar não apenas nos eventuais danos causados pelos regimes colonialistas, mas também trazer à memória gestos e processos de resistência. É assim que Spell Reel (2017), obra produzida pela artista portuguesa Filipa César, ao construir sua narrativa a partir de imagens do arquivo de cinema da GuinéBissau, demonstra que, mesmo quando em processo de deterioração, as imagens resistem no tempo e sua potência política, para além dos fatos que objetivamente possam transmitir, está em compreender o seu percurso na história. Com base na obra e no trabalho de investigação realizado por Filipa César sobre a história contemporânea da Guiné-Bissau, buscamos refletir em que medida intervenções artísticas sobre as imagens contribuem para a sua mediação e compreensão hoje. |
Abstract: | Dealing with the postcolonial in contemporary age implies thinking about not just in the eventual damages caused by the colonialist polity, but also to recall gestures and processes of its resistance. This is how Spell Reel (2017), a film produced by the portuguese artist Filipa César, in constructing her narrative from images from the Guiné-Bissau cinema archive demonstrates that, even though in process of deterioration, images resist in the time and its political power is beyond the facts that objectively they can transmit, it is in understanding its pathway in the history. Based on Filipa César’s films and research work on the contemporary history of Guinea-Bissau, we sought to reflect how the artistic interventions into images contribute to their mediation and comprehension today. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52097 |
ISSN : | 2594-5491 |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mglimapmfcunha.pdf | 267,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.