Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSato, Denise Tamaê Borges-
dc.contributor.authorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.contributor.authorBatista Júnior, José Ribamar Lopes-
dc.date.accessioned2020-06-03T09:18:41Z-
dc.date.available2020-06-03T09:18:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Maria Izabel Santos; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52088-
dc.description.abstractEducation provision for people with disabilities has undergone considerable changes in the Brazilian social context. As part of these changes, two research projects have been developed: “Discourses, Identities and Literacy Practices in Special Education”, and “Multiple Literacies, Identities and Interdisciplinarities in the Specialized Educational Care for Learners with Disabilities”. These projects propose to relate ethnographic research, Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies in order to examine professional discourses and identities emerging from this context. Over five years of research, the results suggest that teachers’ identities have changed as part of a process stemming from inadequate education in the initial stages to teach learners with disabilities and the teachers’ attempt to overcome this gap through their daily and pedagogic literacies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso Críticapt_BR
dc.subjectNovos Estudos do Letramentopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleDesdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados “Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial” e “Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente”, em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.1 Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.pt_BR
dc.title.enRecent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practicespt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_dtbsatomismagalhaes.pdf148,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.