Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Vânia Soares-
dc.contributor.authorAraújo, Antonia Dilamar-
dc.contributor.authorAragão, Cleudene de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-06-02T10:24:19Z-
dc.date.available2020-06-02T10:24:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 16, n. 4, p. 623-650, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52064-
dc.description.abstractThis paper discusses multiliteracies – digital, visual, and critical – in multimodal reading activities in English, which are available in websites. This discussion is grounded in theories that discuss multimodality and multiliteracy, such as social semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), as well as concepts of multiliteracies (STREET, 2012; OLIVEIRA, 2006) and the reading of hypertext (XAVIER, 2005). In an attempt to diagnose a possible congruence between the reading of English language texts and these theories, this study focuses on pedagogical practices identified in instructions, announcements, contents, and types of questions proposed in five online reading activities. Preliminary results show an incongruence between pedagogical practices and the promotion of multiliteracy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica socialpt_BR
dc.subjectLeitura de hipertextopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleMultimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digitalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo discute a promoção de multiletramentos – digital, visual e crítico – em materiais didáticos multimodais disponíveis em sítios eletrônicos. Essa discussão tem como suporte teorias que discutem multimodalidade e multiletramento, tais como a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), os multiletramentos (STREET, 2012; OLIVEIRA, 2006) e a leitura de hipertexto (XAVIER, 2005). Com o objetivo de diagnosticar uma possível congruência entre atividades de leitura de textos em língua inglesa e essas teorias, investigamos práticas pedagógicas identificadas em instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades de leitura online. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e a promoção de multiletramentos.pt_BR
dc.title.enMultimodality and multiliteracies: analysis of reading activities in a digital environmentpt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_vsbarbosaadaraujo.pdf675,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.