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Type: Artigo de Periódico
Title: Arre Maria! Como tu cunrresa: a aspiração de /v/ no falar popular de Fortaleza
Title in English: Arre Maria! Como tu cunrresa: the aspiration of /v/ in the speech of Fortaleza
Authors: Araújo, Aluiza Alves de
Rodrigues, Ana Germana Pontes
Pereira, Maria Lidiane de Sousa
Keywords: Descrição e Análise Linguística;Sociolinguística Variacionista;Aspiração de /v/;Falar de Fortaleza-CE
Issue Date: 2018
Publisher: Confluência - Revista do Instituto de Língua Portuguesa
Citation: ARAÚJO, Aluiza Alves de; RODRIGUES, Ana Germana Pontes; PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa. Arre Maria! Como tu cunrresa: a aspiração de /v/ no falar popular de Fortaleza. Confluência - Revista do Instituto de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro (RJ), n. 54, p. 196-221, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com base na Sociolinguística Variacionista, este trabalhado aborda o enfraquecimento da fricativa /v/, em posição intervocálica (ta/h/a ~ta/v/a), no falar popular de Fortaleza. Objetivamos analisar as variáveis linguísticas e/ou extralinguísticas que condicionam a aspiração de /v/. Verificamos que são pertinentes, nesse mesma ordem de importância, as variáveis: grupo fônico (palavras com /ava/); classes de palavras (outros e verbos); escolaridade (0-4 anos); frequência de uso (termo muito usual, termo usual e termo extremamente usual); monitoramento estilístico (inquéritos do tipo DID); faixa etária (50 anos ou mais); contexto fonológico subsequente ([a], [ɐ]), [u]); sexo (homens); status morfológico do segmento (morfema gramatical) e dimensão do vocábulo (dissílabos).
Abstract: Based on Variationist Sociolinguistics, this paper deals the aspiration of the fricative /v/, in an intervocalic position (ta/h/ a ~ ta /v/ a), in the popular speech of Fortaleza. We aim to analyze the linguistic and/or extralinguistic variables that condition the aspiration of /v/. We verified that the following variables are relevant, in this same order of importance: phonic group (words with /ava/); classes of words (others and verbs); schooling (0-4 years); frequency of use (very usual term, usual term and extremely usual term); stylistic monitoring (DID surveys); age group (50 years or more); subsequent phonological context ([a], [ɐ]), [u]); sex (men); morphological status of the segment (grammatical morpheme) and dimension of the word (disyllables).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52061
ISSN: 2317-4153
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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