Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52040
Type: | TCC |
Title: | Avaliação de impactos da implantação de um binário em vias arteriais com auxílio de microssimulador. |
Title in English: | Impact assessment of implantation binary ways in arterial ways with microssimulator aid |
Authors: | Nobre, Gabriel Amorim Rabelo |
Advisor: | Loureiro, Carlo Felipe Grangeiro |
Keywords: | Binário;Microssimulação;Modelagem Multimodal;VISSIM;Avaliação de intervenções |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | NOBRE, Gabriel Amorim Rabelo. Avaliação de impactos da implantação de um binário em vias arteriais com auxílio de microssimulador. . 2019. 67 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Gestores das mais diversas esferas do planejamento urbano, se preocupam com a qualidade do sistema de transportes de uma cidade, devido a seus impactos na qualidade de vida da população e na economia. Para decidir corretamente necessitam de informações sobre a efetividade de intervenções, e o sistema de transportes é uma área extremamente complexa devido a suas inúmeras variáveis muitas vezes extremamente difíceis e caras de se coletar em campo. Devido a dificuldade de coletar indicadores mais refinados em campo, a microssimulação surge como uma ferramenta de modelagem que consegue o nível de acurácia necessário para tais indicadores. Esse trabalho tem como objetivo propor um método de avaliação ex-post de intervenções no sistema de transporte, do tipo binário, em vias urbanas arteriais. Busca-se seguir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana que é a lei magna do planejamento de transportes no Brasil. Usou-se também, o manual HCM 2010 que é referências de indicadores para sistemas de transporte. O trabalho utilizou o software VISSIM e passou por etapas de modelagem microscópica onde se calibrou diversos modelos de comportamento do motorista para que a simulação multimodal seja o mais verossímil possível. Tudo isso tem por objetivo final avaliar os benefícios e prejuízos de intervenções desse tipo. |
Abstract: | Managers from the most diverse spheres of urban planning are concerned about the quality of a city's transportation system because of its impacts on the population's quality of life and economy. To make the right decision, they need information about the effectiveness of interventions, and the transport system is an extremely complex area because of its many variables that are often extremely difficult and expensive to collect in the field. Due to the difficulty of collecting more refined indicators in the field, microsimulation emerges as a modeling tool that achieves the level of accuracy required for such indicators. This paper aims to propose a method for ex-post evaluation of interventions in binary ways transport system on arterial roads. We seek to follow the guidelines of the National Urban Mobility Policy, which is the major law of transport planning in Brazil. We also used the HCM 2010 manual which is a reference of indicators for transportation systems. The work used the VISSIM software and went through microscopic modeling stages where several driver behavior models were calibrated to make the multimodal simulation as believable as possible. All of this has the ultimate objective of evaluating the benefits and harms of such interventions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52040 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_garnobre.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.