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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51931
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Helena Antipoff e o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1929-1961) |
Título en inglés: | Helena Antipoff and the development of Special Education in Brazil (1929-1961) |
Autor : | Rafante, Heulália Charalo Lopes, Roseli Esquerdo |
Palabras clave : | Antipoff, Helena, 1892-1974;Educação Especial;Excepcionais |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | Revista HISTEDBR On-line |
Citación : | RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff e o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1929-1961). Revista HISTEDBR On-line, Campinas (SP), v. 13, n. 53, p. 331-356, out. 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e pesquisa bibliográfica, que analisa o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil (1929-1961). Tem como referência a trajetória da educadora Helena Antipoff, seus princípios teóricos e metodológicos, as motivações para sua vinda ao país, sua atuação no ensino brasileiro, que levou à criação da Sociedade Pestalozzi (1932), assim como as ações que empreendeu na área da educação especializada até a década de 1960. O resultado da pesquisa evidenciou a importante participação de Antipoff no desenvolvimento da Educação Especial brasileira. O recorte temporal se justifica pela chegada de Antipoff ao país (1929) e a inserção da Educação Especial na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 4024/61). |
Abstract: | This study comprises a historical research based on documentary sources and on a bibliographic research that examines the development of Special Education in Brazil (1929-1961). We take as reference Helena Antipoff's trajectory as an educator: her theoretical and methodological principles, her reasons for coming to Brazil, her activities in the Brazilian education system - which led to the creation of the Pestalozzi Society (1932) – and the actions she undertook in the field of specialized education up to the 1960s. The results of the research proved Antipoff's important role on the development of the Brazilian Special Education. The time frame is warranted by Antipoff's arrival in the country (1929) and the insertion of Special Education in the first Law of Guidelines and Basis for National Education (Law 4024/61). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51931 |
ISSN : | 1676-2584 |
Aparece en las colecciones: | DFE - Artigos publicados em revistas científicas |
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