Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rafante, Heulália Charalo | - |
dc.contributor.author | Silva, Ribamar Nogueira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-23T00:26:31Z | - |
dc.date.available | 2020-05-23T00:26:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RAFANTE, Heulália Charalo; SILVA, Ribamar Nogueira da. O ideário educacional iluminista na produção da escola pública. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, Sorocaba (SP), v. 18, n. 1, p. 353-367, maio 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-5796 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51928 | - |
dc.description.abstract | In dialogue with some theses of the book "A Produção da Escola Pública Contemporânea", the article seeks to classical texts of Enlightenment authors, and proposals and bills drafted by bourgeois revolutionaries, evidence to support the hypothesis of intentionality of the bourgeoisie, expressed by the defense of their class interests in the design of educational ideas, as one of objective determinations that hindered the expansion of the Public School in the eighteenth and nineteenth centuries. In this way, it is observed that the defense of a development based on natural talents, education could result in a two-tier education system, favoring the consolidation of bourgeois class that came to power. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Quaestio – Revista de Estudos em Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Concepção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino dualista | pt_BR |
dc.subject | Iluminismo | pt_BR |
dc.title | O ideário educacional iluminista na produção da escola pública | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No diálogo com algumas teses do livro “A Produção da Escola Pública Contemporânea”, o artigo busca, em textos clássicos de autores iluministas e em propostas e projetos de lei elaborados pelos revolucionários burgueses, elementos para sustentar a hipótese de existência de intencionalidade da burguesia — expressa pela defesa dos seus interesses de classe na concepção do ideário educacional — como uma das determinações objetivas que dificultaram a expansão da Escola Pública nos séculos XVIII e XIX. Nesse percurso, constata-se que a defesa de uma educação baseada no desenvolvimento dos talentos naturais poderia resultar em um sistema de ensino dualista, favorecendo a consolidação da classe burguesa que ascendia ao poder. | pt_BR |
dc.title.en | Enlightenment educational ideas in the production of public school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_hcrafanternsilva.pdf | 226,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.