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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de um creche pública brasileira
Título em inglês: Pedagogical management in early childhood education. The perspective of the teachers from a brazilian public nursery school
Autor(es): Pereira, Jorgiana Ricardo
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Cruz, Silvia Helena Vieira
Araújo, Joaquim Machado
Palavras-chave: Educação infantil;Creche;Coordenação pedagógica;Práticas docentes
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Portuguesa de Investigação Educacional
Citação: Pereira, Jorgiana Ricardo; Cruz, Rosimeire Costa de Andrade; Cruz, Silvia Helena Vieira; Araújo, Joaquim Machado. Gestão pedagógica na educação infantil: a voz das professoras de um creche pública brasileira. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Porto, Portugal, n. especial, p. 88-116, 2018.
Resumo: Integrada em 1996 no sistema de Educação Nacional como etapa da Educação Básica brasileira, a Educação Infantil subdivide-se em creches e pré-escolas segundo a faixa etária das crianças. Muitas das instituições de Educação Infantil são integradas nos sistemas municipais de ensino. Este artigo busca contribuir para o conhecimento acerca da gestão pedagógica na Educação Infantil, enfocando a perspectiva das professoras de turmas de creche sobre o trabalho da coordenadora pedagógica e a sua articulação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por elas. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e recorre à análise documental, à observação participante e a entrevistas à coordenadora pedagógica e a quatro professoras. Os dados recolhidos dão conta de uma coordenação mais centrada na gestão do cotidiano focada nas tarefas administrativas, de apoio ao funcionamento da creche em aspectos como a alimentação e a segurança e à comunicação com as famílias. No que diz respeito à coordenação do trabalho pedagógico realizado pelas professoras, a coordenadora pedagógica elabora o planejamento mensal, não interfere com a sua implementação, mas ajuda quando alguma professora procura apoio. A coordenação pedagógica é percebida pelas professoras como não comunicativa e não promovendo a aprendizagem profissional em interação dos pares.
Abstract: Integrated in 1996 in the National Education system as a stage of Brazilian Basic Education, early childhood education takes place in daycare and preschools, depending on the child age. Many of these institutions are integrated in the municipal teaching systems. This article aims at contributing to the knowledge about pedagogical management in Early Childhood Education, focusing on the perspective of teachers from a daycare on the work of the pedagogical coordinator and their articulation with the pedagogical practices developed by them. The research developed is of a qualitative nature and uses documentary analysis, participant observation and interviews with the pedagogical coordinator and four teachers. The data collected accounts for a coordination centered on day-to-day management focused on administrative tasks, supporting the daycare operation, in aspects such as food and safety, and communication with families. Regarding the coordination of the pedagogical work carried out by the teachers, the pedagogical coordinator prepares the monthly planning, without participating in its implementation, but helping those teachers that seek support. The pedagogical coordination is perceived by the teachers as noncommunicative and does not promote professional learning in peer interaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51921
ISSN: 1645-4006
2182-4614
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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