Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51916
Type: Capítulo de Livro
Title: Gestos que falam: um estudo sobre a comunicação por surdos
Authors: Portela, Marina Gomes
Keywords: Linguagem;Modalidades de comunicação;Linguagem não verbal
Issue Date: 2018
Publisher: Editora Fi
Citation: PORTELA, Marina Gomes. Gestos que falam: um estudo sobre a comunicação por surdos. In: NUNES, Márcia Vidal; SILVA, Luizete Vicente Da; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; JÚNIOR CUNHA, Henrique (orgs.). Educação Como Forma de Socialização. V.7. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.49-76
Abstract in Brazilian Portuguese: O desafio de analisar o campo de representação dos conflitos entre surdos e ouvintes, associados a um conjunto de experiências silenciosas, por vezes consideradas invisíveis no espaço urbano, tem como interesse captar as contribuições ou alternativas capazes de ressuscitar as formas de transmissão de mensagens. Ou seja, a comunicação verbal necessita estar atrelada à nãoverbal, pois esta transmite o sentimento real do produtor da mensagem. Thompson (1998) explica sobre a questão dialógica da mensagem. Para ele, a mensagem transmitida de forma expressiva possibilita o receptor ter sua interpretação – a questão da hermenêutica, por ser “um processo ativo e criativo no qual o intérprete inclui uma série de conjecturas e expectativas para apoiar a mensagem que ele procura entender” (THOMPSON, 1998, p. 44). Essas suposições e expectativas de quem é comunicado podem ser de acordo com suas particularidades, sua experiência de vida. No entanto, também podem estar ligadas ao caráter social e histórico, compartilhadas por um grupo formado por pessoas que dividem caminhos similares. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51916
ISBN: 978-85-5696-390-1
Appears in Collections:PPGCOM - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_capliv_mgportela.pdf282,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.