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Tipo: Artigo de Evento
Título: O papel da tecnologia na preservação do fato histórico: percepções a partir da análise do vídeo A Escolinha de Arte de Cecília Menano
Autor(es): Araújo, Regiane Rodrigues
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Tecnologia;Fato histórico;Vídeo
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: ARAÚJO, Regiane Rodrigues; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. O papel da tecnologia na preservação do fato histórico: percepções a partir da análise do vídeo “A Escolinha de Arte de Cecília Menano. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 941-951. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumo: Neste estudo, defende-se o papel da tecnologia como recurso auxiliar na preservação e reconfiguração do fato histórico, tendo a análise do vídeo como mediação para o diálogo. Pensar a inserção dos recursos tecnológicos nas pesquisas em educação constitui-se como ação desafiadora, entretanto, necessária à realidade a qual estamos inseridos. Portanto, nosso objetivo é demonstrar o quanto a tecnologia pode contribuir no resgate da história e memória, por meio da reflexão proveniente das imagens em movimento. Quanto à metodologia, iniciamos pela análise bibliográfica. Posteriormente, fizemos uso da pesquisa documental, de acordo com Oliveira (2007), quando explica que tal método tem suas características sedimentadas em informações que não passaram por revisão científica. Por conseguinte, apresentamos a análise qualitativa, baseada nos estudos de Minayo (2003), ao esclarecer que os arcabouços de dados quantitativos e qualitativos não se excluem, ao contrário, fundem-se, formando novas possibilidades de resultados. Todavia, o qualitativo pode se justapor ao quantitativo, gerando a pluralidade de resultados. Contudo, nosso ponto de partida é a revisão de literatura, assim, temos a possibilidade de interlocução com autores que desenvolvem pesquisas relacionadas a esse assunto, dentre os quais: Loizos (2002); Breitenbach (2012); Lévy (2010); Martins (2013); Machado (2009); Duarte Júnior (2008) e outros. Os achados da pesquisa revelaram que a experiência adquirida por meio da análise do recurso audiovisual contribuiu para ampliar nossos conhecimentos acerca dos fenômenos históricos, mostrou-nos a necessidade de interpretar o fato para além do que está posto pelas ciências, além do entendimento de que a tecnologia pode interpretar o passado no presente
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51846
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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