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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Regiane Rodrigues-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.date.accessioned2020-05-20T13:28:13Z-
dc.date.available2020-05-20T13:28:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAÚJO, Regiane Rodrigues; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. O papel da tecnologia na preservação do fato histórico: percepções a partir da análise do vídeo “A Escolinha de Arte de Cecília Menano. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 941-951. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51846-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFato históricopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.titleO papel da tecnologia na preservação do fato histórico: percepções a partir da análise do vídeo A Escolinha de Arte de Cecília Menanopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste estudo, defende-se o papel da tecnologia como recurso auxiliar na preservação e reconfiguração do fato histórico, tendo a análise do vídeo como mediação para o diálogo. Pensar a inserção dos recursos tecnológicos nas pesquisas em educação constitui-se como ação desafiadora, entretanto, necessária à realidade a qual estamos inseridos. Portanto, nosso objetivo é demonstrar o quanto a tecnologia pode contribuir no resgate da história e memória, por meio da reflexão proveniente das imagens em movimento. Quanto à metodologia, iniciamos pela análise bibliográfica. Posteriormente, fizemos uso da pesquisa documental, de acordo com Oliveira (2007), quando explica que tal método tem suas características sedimentadas em informações que não passaram por revisão científica. Por conseguinte, apresentamos a análise qualitativa, baseada nos estudos de Minayo (2003), ao esclarecer que os arcabouços de dados quantitativos e qualitativos não se excluem, ao contrário, fundem-se, formando novas possibilidades de resultados. Todavia, o qualitativo pode se justapor ao quantitativo, gerando a pluralidade de resultados. Contudo, nosso ponto de partida é a revisão de literatura, assim, temos a possibilidade de interlocução com autores que desenvolvem pesquisas relacionadas a esse assunto, dentre os quais: Loizos (2002); Breitenbach (2012); Lévy (2010); Martins (2013); Machado (2009); Duarte Júnior (2008) e outros. Os achados da pesquisa revelaram que a experiência adquirida por meio da análise do recurso audiovisual contribuiu para ampliar nossos conhecimentos acerca dos fenômenos históricos, mostrou-nos a necessidade de interpretar o fato para além do que está posto pelas ciências, além do entendimento de que a tecnologia pode interpretar o passado no presentept_BR
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