Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51831
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina |
Título em inglês: | Teaching-learning strategies in the discipline of Aggression and Defense Mechanisms in a medical course |
Autor(es): | Pinheiro, Alina Maria Núñez Britto, Daniel Girão Rocha, Anne Karoline Araújo Fernandes, Camila Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues Aragão, Gislei Frota |
Palavras-chave: | Educação Médica;Educação Superior;Materiais de Ensino |
Data do documento: | Jan-2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Citação: | PINHEIRO, Alina Maria Núñez et al. Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina. Rev. Bra. Edu. Saúde, v. 10, n.1, p. 100-109, jan./mar. 2020. |
Resumo: | As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. |
Abstract: | Active teaching-learning methodologies are strategies for integrating knowledge and promoting critical and reflective attitude in higher education, and can be used in academic monitoring activities, constituting an instrument that facilitates the understanding and production of knowledge. This paper aims to report the experience of monitors of an academic monitoring program with the use of active methodologies in the discipline of Aggression and Defense Mechanisms in the third semester of the Medical School of the State University of Ceará. In the course evaluation process, it was found that the active teaching-learning methodologies allowed a better meaning and learning process for the students. It is concluded that the monitoring activity works as a complement to the theory taught in the classroom that needs a clear, simple and dynamic approach to effectively contribute to the best use of the theoretical and practical knowledge addressed in the discipline. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51831 |
ISSN: | 2358-2391 |
Aparece nas coleções: | DFIFA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_amnpinheiro.pdf | 733,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.