Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815
Tipo: Artigo de Evento
Título: Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
Autor(es): Matias, Emanuela Ferreira
Cunha Junior, Henrique
Palavras-chave: Afrodescendentes;Comunidades;Ensino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: MATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumo: Entendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_efmatias.pdf356,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.