Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51814
Type: Artigo de Evento
Title: Aproximações entre ciência e gênero na constituição de representações do feminino na modernidade
Authors: Barreto, Polliana de Luna Nunes
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Keywords: Ciência e Gênero;Representações do Feminino;Educação
Issue Date: 2018
Publisher: UFC
Citation: BARRETO, Polliana de Luna Nunes; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Aproximações entre ciência e gênero na constituição de representações do feminino na modernidade. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 520-532. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Abstract in Brazilian Portuguese: Elaborar reflexões acerca da construção do feminino, sua apropriação, representação e práticas sociais se faz necessária aos estudos em Educação. Partimos das análises de estudiosos da temática de Gênero, da História de Mulheres e da Família para apresentar um quadro do debate acerca das representações do feminino na sociedade numa perspectiva histórica, considerando o advento da Modernidade. A discussão se ancora nos debates propostos no campo da História Cultural e da Psicanálise, para tanto nos valemos de aporte bibliográfico com fins de aprofundar o debate de gênero. A concepção de mundo patriarcal que pauta o comportamento de mulheres e homens reserva ao feminino o papel mais “edificante”, que é o da reprodução, da boa mãe, da esposa dedicada, da mulher sensível, da educadora comprometida. Essa construção cultural colocou a mulher ou próxima da figura devotada e de santidade similar à Virgem Maria, ou em seu extremo oposto, da mulher inconsequente e rebelde como a Eva, caracterizada pela tradição judaico-cristã.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51814
ISSN: 2237-2229
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_plnbarreto.pdf330,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.