Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51810
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Padronização, rearticulação e mudança em anúncios escolares
Título(s) alternativo(s): Estandarización, rearticulación y cambio en anuncios escolares
Título em inglês: Standardization, rearticulation and changes in school advertisements
Autor(es): Nobre, Kennedy Cabral
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso;Gênero discursivo;Anúncio escolar;Padronização;Rearticulação
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Fórum Linguístico
Citação: NOBRE, Kennedy Cabral. Padronização, rearticulação e mudança em anúncios escolares. Fórum Linguístico, Florianópolis (SC), v. 12, n. 3, p. 740-754, jul./set. 2015.
Resumo: Respaldados pelos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992 [2001a], 2003), conforme a qual a relação entre textos e práticas discursivas/sociais é dialética, objetivamos caracterizar um conjunto de anúncios escolares quanto aos seus significados acionais (gênero), representacionais (discurso) e identificacionais (estilo), estabelecendo um padrão sócio-historicamente convencionado de produção para esses textos publicitários. Realizada essa caracterização, discutiremos como, no decurso de uma luta hegemônica, as instituições escolares rearticulam continuamente o padrão paradigmático dos anúncios para deter temporariamente o poder e a hegemonia econômica frente às instituições concorrentes. Por fim, este trabalho mostra-se relevante uma vez que ajuda a compreender a pressuposta dialética entre textos e práticas.
Abstract: Based on theoretical assumptions of the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992 [2001a], 2003), according to which the relationship between texts and discursive/social practices is dialectic, we aimed to characterize a set of school advertisements as per their types of meaning: action (gender), representation (speech), and identification (style), at the same time setting a socially-historically agreed production pattern for these texts. After this classification was done, we discussed how, in the course of a hegemonic struggle, educational institutions continually rearticulate this pattern in order to temporarily hold the economic power and hegemony when facing competing institutions. Lastly, this work is relevant because it helps to comprehend the presupposed dialectical between texts and practices.
Resumen: Basados en los presupuestos teóricos del Análisis Crítico del Discurso (FAIRCLOUGH, 1992 [2001a], 2003), según el cual la relación entre textos y prácticas discursivas/sociales es dialéctica, objetivamos caracterizar un conjunto de anuncios escolares en lo que se refiere a sus significados de acción (género), representacionales (discurso) e identificativos (estilo), estableciendo un patrón socio-históricamente de convención de producción para estos textos publicitarios. Concluida esta caracterización, discutiremos cómo, en el curso de una lucha hegemónica, las instituciones escolares rearticulan continuamente el patrón paradigmático de los anuncios para detener temporalmente el poder y la hegemonía económica frente a las instituciones concurrentes. Por fin, este trabajo se muestra relevante una vez que ayuda a comprender la presupuesta dialéctica entre textos e prácticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51810
ISSN: 1984-8412
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_kcnobre.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.