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dc.contributor.authorCarvalho, Thatianny Jasmine Castro Martins de-
dc.date.accessioned2020-05-18T17:47:15Z-
dc.date.available2020-05-18T17:47:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARVALHO, Thatianny Jasmine Castro Martins de. Trabalho infantil, escola e desigualdade social: algumas aproximações de estudo comparado sobre o Semiárido Piauiense e a África subsaariana. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 466-475. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2229-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51790-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectTrabalho infantil;pt_BR
dc.subjectProcessos educativospt_BR
dc.subjectSemiárido piauiensept_BR
dc.titleTrabalho infantil, escola e desigualdade social: algumas aproximações de estudo comparado sobre o Semiárido Piauiense e a África subsaarianapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho representa as primeiras aproximações da pesquisa doutoral, com base no projeto apresentado à seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Esta produção anuncia o primeiro contato com as discussões teóricas e intenções epistemológicas evidenciadas no projeto em referência. Esta pesquisa objetiva objetiva, amplamente, investigar evidências históricas do trabalho infantil e implicações nos processos educativos de crianças e adolescentes do semiárido piauiense e da África subsaariana e, especificamente, identificar evidências históricas do trabalho infantil que causem prejuízos aos processos educacionais de crianças e adolescentes em idade escolar, no semiárido piauiense; descrever setores e situações de trabalho, jornadas diárias e condições educacionais das crianças em ocupação na região do semiárido piauiense; conhecer aspectos gerais, locais, históricos e sociais da realidade do trabalho infantil na África subsaariana, in loco; e comparar os dados e perspectivas históricas evidenciadas no semiárido piauiense e na África subsaariana. A problemática deste trabalho configura-se a partir da inquietação: Quais as evidências históricas do trabalho infantil e suas implicações nos processos educativos de crianças e adolescentes do semiárido piauiense e da África subsaariana? O presente trabalho conta com fontes de pesquisa bibliográficas, documentais e demográficas. Quanto ao desenvolvimento posterior da investigação, serão utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa, como viagem de estudo, observação e entrevistas; fontes imagéticas e jornalísticas.pt_BR
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