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Tipo: Artigo de Evento
Título : O direito da criança ter segredo: o conceito de intimidade na obra de João dos Santos para o desenvolvimento emocional da criança
Autor : Barbosa, Lucas dos Santos
Procópio, Milena Assunção
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palabras clave : Educação Formal;Educação Especial;Saúde Mental Infantil
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFC
Citación : BARBOSA, Lucas dos Santos; PROCÓPIO, Milena Assunção, HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. O direito da criança ter segredo: o conceito de intimidade na obra de João dos Santos para o desenvolvimento emocional da criança. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 330-339. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento intitulada, “As Ideias Psicopedagógicas de João dos Santos - Um Estudo em Perspectiva Comparada - Brasil e Portugal”, que possui como objetivo compreender a importância da intimidade para o desenvolvimento emocional da criança e a sua forma de ver, sentir e pensar presente na obra de João dos Santos a partir dos programas de rádio “Se não sabes porque é que pergunta? Conversas com Sousa Monteiro”, que consiste na primeira versão do programa, e da segunda versão intitulada “A minha mãe o que é?”. Para tanto, lançamos mão das transcrições dos programas que foram transmitidos entre outubro de 1983 a julho de 1984, criado por João dos Santos (1913 - 1987) com a participação de João Sousa Monteiro. A trajetória do psicanalista de Lisboa no campo da educação formal, da educação especial e da saúde mental infantil em Portugal proporcionou profundas reflexões sobre o desenvolvimento infantil, o modo como os educadores compreendem e organizam suas práticas no espaço institucional, o lugar que esses mesmos profissionais passam a integrar na vida das crianças e o papel dos pais e da sociedade como estimuladores da saúde psíquica do infante. A metodologia empregada foi a análise documental, com a finalidade de analisar as contribuições teóricas desse autor presente na sua obra e nas transmissões do seu programa de rádio à luz do referencial psicanalítico. O estudo evidencia o trabalho de João dos Santos voltado para a propagação dos conceitos fundamentais da psicanálise e de questões relacionadas à educação e saúde mental infantil através da radiodifusão, usando uma linguagem acessível e compreensível de forma a ser absorvida facilmente pelos ouvintes. A relevância deste trabalho e do estudo da teoria do referencial Santiano consiste na sua contribuição para a saúde mental, educação e através da articulação da psicanálise com a educação.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51778
ISSN : 2237-2229
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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