Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51763
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O Centro Liceal de Educação e Cultura: formação cívica, cultura e defesa dos direitos dos estudantes do Colégio Estadual do Ceará |
Título em inglês: | The liceal center for education and culture: civic, cultura and defense of the rights of students of the State College of Ceará |
Autor(es): | Maciel, Carolina Maria Abreu |
Palavras-chave: | Movimento estudantil;Centro Liceal de Educação e Cultura;Agremiações estudantis |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Em Perspectiva |
Citação: | MACIEL, Carolina Maria Abreu. O Centro Liceal de Educação e Cultura: formação cívica, cultura e defesa dos direitos dos estudantes do Colégio Estadual do Ceará. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 72-85, 2018. |
Resumo: | Os anos 1930, no Brasil, mostra-se como um marco, dentro da História do Movimento Estudantil, tendo sido um período profícuo para o surgimento de importantes entidades representativas dos estudantes, como foi a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937. No Ceará, foi também nesta década que foram fundadas duas entidades de grande relevo para o movimento estudantil cearense, uma delas foi o Centro Liceal de Educação e Cultura (CLEC), objeto de análise neste trabalho. O CLEC, fundado em 1935, foi durante muitos anos uma das agremiações estudantis mais importantes e reconhecidas dentro do estado, pois que seus membros representavam a elite da classe dos estudantes cearenses, aqueles que faziam parte do corpo discente do Colégio Estadual do Ceará (Liceu). Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a criação da entidade, como se organizavam no cotidiano e, principalmente, como se deu a atuação e formação desses estudantes dentro da agremiação, que trazia como, em sua Carta Magna de fundação, suas principais funções o desenvolvimento do espírito cívico, cultural e social de seus representados. Utilizaremos como fontes de análise deste trabalho documentos oficiais da entidade, jornais publicados em Fortaleza e escritos memorialísticos. |
Abstract: | The year 1930 in Brazil is a milestone, within the History of the Student Movement, and it was a good period for the emergence of important representatives of students, such as the Foundation of the National Union of Students (UNE), in 1937. In Ceará, it was also in this decade that it was financed by two major entities for the student movement of Ceará, one of them was the Center for Education and Culture (CLEC), object of analysis in this work. CLEC, founded in 1935, was for many years one of the greatest students in the world, and its members represented an elite of the class of Cearenses, those that were part of the student body of the State College of Ceará (Liceu). The purpose of this paper is to analyze how the organization was created, how it was organized and, mainly, how the task of enrolling in the group course was carried out. development of the civic, cultural and social spirit of its representatives. Use of sources of information. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51763 |
ISSN: | 2448-0789 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_cmamaciel.pdf | 482,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.