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dc.contributor.authorMaciel, Carolina Maria Abreu-
dc.date.accessioned2020-05-15T19:48:22Z-
dc.date.available2020-05-15T19:48:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMACIEL, Carolina Maria Abreu. O Centro Liceal de Educação e Cultura: formação cívica, cultura e defesa dos direitos dos estudantes do Colégio Estadual do Ceará. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 72-85, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2448-0789-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51763-
dc.description.abstractThe year 1930 in Brazil is a milestone, within the History of the Student Movement, and it was a good period for the emergence of important representatives of students, such as the Foundation of the National Union of Students (UNE), in 1937. In Ceará, it was also in this decade that it was financed by two major entities for the student movement of Ceará, one of them was the Center for Education and Culture (CLEC), object of analysis in this work. CLEC, founded in 1935, was for many years one of the greatest students in the world, and its members represented an elite of the class of Cearenses, those that were part of the student body of the State College of Ceará (Liceu). The purpose of this paper is to analyze how the organization was created, how it was organized and, mainly, how the task of enrolling in the group course was carried out. development of the civic, cultural and social spirit of its representatives. Use of sources of information.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Em Perspectivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectCentro Liceal de Educação e Culturapt_BR
dc.subjectAgremiações estudantispt_BR
dc.titleO Centro Liceal de Educação e Cultura: formação cívica, cultura e defesa dos direitos dos estudantes do Colégio Estadual do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs anos 1930, no Brasil, mostra-se como um marco, dentro da História do Movimento Estudantil, tendo sido um período profícuo para o surgimento de importantes entidades representativas dos estudantes, como foi a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1937. No Ceará, foi também nesta década que foram fundadas duas entidades de grande relevo para o movimento estudantil cearense, uma delas foi o Centro Liceal de Educação e Cultura (CLEC), objeto de análise neste trabalho. O CLEC, fundado em 1935, foi durante muitos anos uma das agremiações estudantis mais importantes e reconhecidas dentro do estado, pois que seus membros representavam a elite da classe dos estudantes cearenses, aqueles que faziam parte do corpo discente do Colégio Estadual do Ceará (Liceu). Este trabalho tem como objetivo analisar como se deu a criação da entidade, como se organizavam no cotidiano e, principalmente, como se deu a atuação e formação desses estudantes dentro da agremiação, que trazia como, em sua Carta Magna de fundação, suas principais funções o desenvolvimento do espírito cívico, cultural e social de seus representados. Utilizaremos como fontes de análise deste trabalho documentos oficiais da entidade, jornais publicados em Fortaleza e escritos memorialísticos.pt_BR
dc.title.enThe liceal center for education and culture: civic, cultura and defense of the rights of students of the State College of Cearápt_BR
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