Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Regina Cláudia-
dc.date.accessioned2020-05-12T14:50:49Z-
dc.date.available2020-05-12T14:50:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369.pt_BR
dc.identifier.issn2179 7145-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherABRALINpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento Visualpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleLetramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didáticopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_rcpinheiro.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.