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Tipo: TCC
Título: A geografia escolar e a tensão identitária: reflexões sobre a representação de latinidades
Autor(es): Castro, Davi Rocha de
Orientador: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Palavras-chave: Geografia escolar;Latinidade;Alteridentidade;Representações sociais;Geografia
Data do documento: 2019
Citação: CASTRO, Davi Rocha de. A geografia escolar e a tensão identitária: reflexões sobre a representação de latinidades. 2019. 33 f. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O presente trabalho procura investigar a influência da Geografia e da Geografia Escolar no afastamento da identidade latina brasileira, entendendo esta última enquanto uma ​ alteridentidade c ​ onflituosa. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos para investigar a influência da ciência geográfica na construção da identidade nacional, além de uma investigação acerca do que se compõe a identidade latina e quais as razões para o afastamento. Por fim, ocorreu a realização de questionários na EEEP Professor Antônio Valmir da Silva, em vista de entender como os alunos se sentiam com relação a identidade latino-americana e brasileira e como elaboravam suas representações sobre ambos. O trabalho concluiu que na composição da identidade nacional, a geografia desempenhou um papel fundamental no mito do edenismo brasileiro, mito este que atua como principal antagonista para a identificação do brasileiro enquanto latino, pois o mesmo possui uma identidade consolidada a partir de bases territoriais, e não culturais, que permitiram uma maior identificação com a região.
Abstract: The present work seeks to investigate the influence of Geography and School Geography in the distance from the Brazilian Latin identity, understanding the last one as a conflicting alteridentity. For this, bibliographic surveys were conducted to investigate the influence of geographical science on the construction of a national identity, as well as an investigation into what constitutes Latin identity and the reasons for its removal. Finally, questionnaires were held at EEEP Professor Antônio Valmir da Silva, in order to understand how students felt about Latin American and Brazilian identity and how they made their representations about both. The work concluded that in the composition of national identity, geography played a fundamental role in the myth of Brazilian edenism, a myth that acts as the main antagonist for the identification of Brazilians as Latin, since it has a consolidated identity based on territorial bases, and not cultural, which allowed a greater identification with the region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51642
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