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Type: Artigo de Periódico
Title: Correção de textos na escola: a visão dos estudantes de licenciatura em Letras
Title in English: Assessment of texts in schools: Portuguese undergraduate students’ point of view
Authors: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
Medeiros, Joeliane da Silva Cruz
Dionísio, Cynthia Israelly Barbalho
Keywords: Correção textual;Produção textual;Paradigma interpretativista;Visão interacional de língua
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Diálogo das Letras
Citation: SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; MEDEIROS, Joeliane da Silva Cruz; DIONÍSIO, Cynthia Israelly Barbalho. Correção de textos na escola: a visão dos estudantes de licenciatura em Letras. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 3, p. 100-119, set./dez. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Inserido em um paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), este trabalho tem como objetivo investigar as estratégias de correção textual, bem como a compreensão sobre as finalidades da correção, os aspectos a serem priorizados e o papel do professor nesse processo, tal como expressos por estudantes do curso de licenciatura em Letras/Português de uma universidade federal do Nordeste. Para tanto, elaboramos um instrumento de coleta de dados constituído de duas partes: uma redação escolar para correção e três questões abertas. O instrumento foi respondido por 18 alunos que, na época, estavam cursando o 4º período da graduação. Como fundamentação teórica deste trabalho, utilizamos as noções de correção, estratégias de correção e reflexões sobre essa prática na escola (SERAFINI, 2000; RUIZ, 2013; ANTUNES, 2003, 2006, 2009; COSTA VAL et al., 2009). A partir da análise textual dos dados, identificamos que: i )a principal estratégia utilizada pelos graduandos para a correção de textos escolares é a resolutiva; ii) a principal finalidade da correção é orientar os alunos; iii) os aspectos priorizados da correção devem ser a coesão e a coerência; e iv) o papel do professor deve ser o de mediador/orientador. Concluímos que os alunos possuem uma visão ambivalente de correção textual: ora está ancorada em uma concepção tradicional, ora em uma visão interacional de língua.
Abstract: Following an interpretivist paradigm of research (BORTONI-RICARDO, 2008), this paper aims to analyze the use of strategies of text correction, as well as the views on the purposes of correction, the aspects that should be prioritized and the role of the teacher in this process, as expressed by Portuguese undergraduate students. To do so, we developed a two-part data collection instrument consisting of a school essay for correction and three open questions. The instrument was answered by 18 students who were attending the 4th semester of their undergraduate studies. As the theoretical foundation of this work, we use notions of correction, correction strategies and reflections on this practice in schools (SERAFINI, 2000; RUIZ, 2013; ANTUNES, 2003, 2006, 2009; COSTA VAL et al., 2009). From the textual analysis of the data, we identified that: i) the main strategy used by the undergraduates for correcting school texts is the resolutive; ii) the main purpose of the correction is to guide students; iii) the aspects prioritized in correction should be cohesion and coherence; and iv) the teacher’s role should be that of mediator/advisor. We concluded that the students have an ambivalent view of writing correction, sometimes anchored in a traditional view of language, sometimes in an interactive one.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51636
ISSN: 2316-1795
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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