Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51628
Type: Artigo de Periódico
Title: A focalização do personagem na criação de diálogos em narrativas escritas
Authors: Soares, Maria Elias
Keywords: Linguística de Texto;Psicolinguística;Narrativa infantil;Perspectiva
Issue Date: 1998
Publisher: Revista Letras de Hoje
Citation: SOARES, Maria Elias. A focalização do personagem na criação de diálogos em narrativas escritas. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 33, n. 2, p. 231-238, jun. 1998.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os estudos sobre a narrativa desenvolvidos pela Linguística de Texto e pela Psicolinguística, de modo geral, têm-se preocupado em depreender a estrutura da narrativa, entendida como objeto ou produto do ato de narrar, ou em investigar a importância dos princípios organizadores do discurso para a compreensão dos fatores funcionais e sintático-semânticos que operam nos níveis do discurso e da frase (podem-se lembrar, dentre muitos outros: Rumelhart, 1975; Applebee, 1978; van Dijk e Kintsch, 1983; Bamberg, 1986; Hickman, 1985). Pouca atenção tem sido dada, até o momento, nos estudos sobre narrativas infantis escritas, aos processos de constituição da autoria, que permitem a criança coordenar a relação entre autor e personagem ou entre autor e instância narrativa, aspectos tratados frequentemente no âmbito da Teoria Literária sob o rótulo de perspectiva, ponto de vista, foco narrativo ou focalização (Genette, 1972), categorias que, segundo Silva (1976, p. 321), "compreendem as relações que o narrador mantém com o universo diegético e também com o narratário" (representação textual do destinatário).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51628
ISSN: 1984-7726
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998_art_mesoares.pdf522,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.