Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51628
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A focalização do personagem na criação de diálogos em narrativas escritas |
Authors: | Soares, Maria Elias |
Keywords: | Linguística de Texto;Psicolinguística;Narrativa infantil;Perspectiva |
Issue Date: | 1998 |
Publisher: | Revista Letras de Hoje |
Citation: | SOARES, Maria Elias. A focalização do personagem na criação de diálogos em narrativas escritas. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 33, n. 2, p. 231-238, jun. 1998. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os estudos sobre a narrativa desenvolvidos pela Linguística de Texto e pela Psicolinguística, de modo geral, têm-se preocupado em depreender a estrutura da narrativa, entendida como objeto ou produto do ato de narrar, ou em investigar a importância dos princípios organizadores do discurso para a compreensão dos fatores funcionais e sintático-semânticos que operam nos níveis do discurso e da frase (podem-se lembrar, dentre muitos outros: Rumelhart, 1975; Applebee, 1978; van Dijk e Kintsch, 1983; Bamberg, 1986; Hickman, 1985). Pouca atenção tem sido dada, até o momento, nos estudos sobre narrativas infantis escritas, aos processos de constituição da autoria, que permitem a criança coordenar a relação entre autor e personagem ou entre autor e instância narrativa, aspectos tratados frequentemente no âmbito da Teoria Literária sob o rótulo de perspectiva, ponto de vista, foco narrativo ou focalização (Genette, 1972), categorias que, segundo Silva (1976, p. 321), "compreendem as relações que o narrador mantém com o universo diegético e também com o narratário" (representação textual do destinatário).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51628 |
ISSN: | 1984-7726 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1998_art_mesoares.pdf | 522,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.