Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51618
Tipo: Dissertação
Título: Mulheres importantes na vida de alunos deflagradas no gênero biografia: uma prática de letramento no 9º ano do Ensino Fundamental
Título em inglês: Important women in the students' lives sparked in the genre biography: a literacy practice in the 9th grade of Elementary School
Autor(es): Aguiar, Juliana Freitas
Orientador: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Letramento;Gênero feminino;Gênero do discurso;Constelação de gêneros
Data do documento: 2020
Citação: AGUIAR, Juliana Freitas. Mulheres importantes na vida de alunos deflagradas no gênero biografia: uma prática de letramento no 9º ano do Ensino Fundamental. 2020. 185f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a ampliação do letramento de alunos do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza, culminando, após uma sequência de atividades que tematizam a mulher, com a escrita do gênero biografia. Pretende-se, com isso, alcançar a reflexão sobre a mulher e contribuir para uma escrita associada às práticas sociais vivenciadas pelos educandos. Para isso, foi utilizada uma sequência de atividades que propuseram, além da escrita de outros gêneros, a escrita da biografia de uma mulher importante na vida dos alunos. O aporte teórico acerca do letramento é embasado em Kleiman (2008), Street (2014) e Soares (2019). Considerou-se realizar a pesquisa sobre gênero feminino sob os estudos de Alembert (2004), Perrot (2008), Kunzler (2008) e Louro (1997). Os documentos que norteiam a educação no país, Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2017), certificam a necessidade da utilização dos gêneros do discurso no cotidiano das aulas. Nessa perspectiva, a teoria do gênero é apresentada neste trabalho por Bakhtin (1997) e, na concepção do ensino, por Marcuschi (2000), (2005), (2006) e (2008). Para organizar didaticamente nossa sequência de atividades, que se orientou a partir da teoria da constelação de gêneros de Swales (2014) e apontamentos importantes de Nobre e Biasi-Rodrigues (2012), adotou-se o Roteiro Básico para planejamento de atividade didática com base na constelação de gêneros de Araújo e Zanotto (2011). A metodologia da pesquisa tem uma abordagem qualitativa na prática da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Na sequência de atividades, os gêneros dispostos na constelação em cadeia contribuíram para a ampliação do letramento pretendido, o que instanciou a reflexão acerca da mulher na sociedade e a ressignificação das mulheres importantes na vida dos alunos. A análise das atividades se relacionam aos PCN e à BNCC, a fim de verificar o objetivo traçado.
Abstract: This work aims to expand the literacy of 9th grade students from a public school in Fortaleza, culminating, after a sequence of activities that focuses on women, with the writing of the genre biography. With this, it is intended to achieve the reflection on women and contribute to a writing associated with the social practices experienced by students. For this, a sequence of activities was used and it proposed, at the end, the writing of the biography of an important woman in the students' lives. The theoretical input about literacy is based on Kleiman (2008), Street (2014) and Soares (2019). The Research on female gender was considered under the studies of Alembert (2004), Perrot (2008), Kunzler (2008) and Louro (1997). The documents that guide education in the country, “Parâmetros Curriculares Nacionais” of the Portuguese Language (1998) and “Base Nacional Comum Curricular” (2017), certify the need for the use of speech genres in the daily routine of classes. In this perspective, the theory of genre is presented in this work by Bakhtin (1997) and, in the conception of teaching, by Marcuschi (2000), (2005), (2006) and (2008). To organize our sequence of activities didactically, which was guided by Swales' genre constellation theory (2014) and important notes by Nobre and Biasi-Rodrigues (2012), the Basic Roadmap for didactic activity planning was adopted based on the genre constellation of Araújo and Zanotto (2011). The research methodology has a qualitative approach in the practice of action-research (THIOLLENT, 2011). In the sequence of activities, the genres arranged in the chain constellation contributed to the expansion of the intended literacy, which instigated the reflection about women in society and the reframing of important women in the students' lives. The analysis of the activities is related to the PCN and the BNCC, in order to verify the outlined objective.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51618
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_jfaguiar.pdf15,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.