Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51573
Type: Artigo de Periódico
Title: Metáfora, dicionário e ensino
Authors: Farias, Emília Maria Peixoto
Keywords: Metáfora;Teoria da Metáfora Conceitual;Dicionário;Línguas - Estudo e ensino
Issue Date: 2009
Publisher: Revista Letras de Hoje
Citation: FARIAS, Emilia Maria Peixoto. Metáfora, dicionário e ensino. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 44, n. 3, p. 94-100, jul./set. 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo do presente trabalho é apresentar as expressões metafóricas como reflexos de processos de conceptualização e, como tal, as manifestações em diferentes línguas podem revelar compartilhamento nas formas de compreensão. Sendo assim, na perspectiva do ensino/aprendizagem de línguas, acreditamos que buscar as semelhanças interculturais seja um fator relevante. Nessa perspectiva, os dicionários tornam-se uma ferramenta indispensável na identificação dessas semelhanças, pois são repositórios das culturas e dos saberes dos povos. Para atingirmos nosso objetivo, tomaremos como base os princípios teóricos que embasam a (LAKOFF; JOHNSON, 1980; 1999) e Kövecses (2001; 2005). As obras lexicográficas escolhidas são: Deignan (1997), Collins Cobuild (1999) e Borba (2004). Todas têm em comum uma nomenclatura organizada com base em corpora de língua nas modalidades escrita e oral.
Abstract: This paper aims to present the metaphoric language as a reflection of ways of thinking and reasoning. As so, the expressions manifested in different languages may reveal common ways of reasoning. Taking into consideration the teaching perspective, we understand that trying to identify the interculture similarities is a relevant factor. In this particular aspect, dictionaries serve as an important means to teach language. The theoretical principles on which we base this work are those described in the Conceptual Metaphor Theory (LAKOFF; JOHNSON, 1980; 1999) and Kövecses (2001; 2005). The lexicographic works which were chosen are: Deignan(1997),Collins Cobuild (1999) and Borba (2004). These dictionaries have their entries extracted from data based upon written and spoken language corpora.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51573
ISSN: 1984-7726
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_empfarias.pdf424,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.