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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Da caatinga e dos catingueiros: ethé paratópicos no discurso literomusical de Elomar Figueira Mello
Título en inglés: On the caatinga-biome and the native people: the paratopic ethé in the braziliam litero-musical discourse of Elomar Figueira Mello
Autor : Andrade, Lia Raquel Vieira de
Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Palabras clave : Mello, Elomar Figueira, 1937-;Paratopia;Discurso literomusical;Ethos
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Letras de Hoje
Citación : ANDRADE, Lia Raquel Vieira de; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de. Da caatinga e dos catingueiros: ethé paratópicos no discurso literomusical de Elomar Figueira Mello. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 53, n. 3, p. 403-411, jul./set. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Propomos apresentar um breve estudo do discurso de Elomar Figueira Mello – compositor, intérprete e violonista, que tem como fonte de inspiração o espaço, a cultura e o povo do sertão – através da aplicação do conceito de paratopia na constituição dos ethé nas cenografias dos textos. Para tanto, apresentaremos a análise do plano textual de duas canções intituladas “O violeiro” e “Campo branco”, em que podem ser observados elementos que configuram o caráter paratópico da obra literomusical de Elomar. O objetivo principal do artigo consiste em verificar como a paratopia, observada no investimento ético do plano verbal das canções, é um dos fatores constitutivos na demarcação do posicionamento do compositor no campo literomusical brasileiro.
Abstract: The litero-musical discourse in the work of the composer, guitarist, poet and singer Elomar Figueira Mello is investigated in the framework of the theory of the Discourse Analysis, in which we consider the aspects related to the concepts of paratopia and ethos. The work of Figueira Mello is funded on the colonial Brazil of the 17th century and, in particular, he brings back the language, the music and the environment of that time, with the objective of value the Brazilian culture. We analyze two of the most relevant pieces of the composer, namely “O violeiro” and “Campo Branco”, in which we have found strong paratopic marks, which characterizes this positioning in the Brazilian litero-musical scenario.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51552
ISSN : 1984-7726
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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