Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51552
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Da caatinga e dos catingueiros: ethé paratópicos no discurso literomusical de Elomar Figueira Mello
Título em inglês: On the caatinga-biome and the native people: the paratopic ethé in the braziliam litero-musical discourse of Elomar Figueira Mello
Autor(es): Andrade, Lia Raquel Vieira de
Araújo, Juliana Geórgia Gonçalves de
Palavras-chave: Mello, Elomar Figueira, 1937-;Paratopia;Discurso literomusical;Ethos
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Letras de Hoje
Citação: ANDRADE, Lia Raquel Vieira de; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de. Da caatinga e dos catingueiros: ethé paratópicos no discurso literomusical de Elomar Figueira Mello. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 53, n. 3, p. 403-411, jul./set. 2018.
Resumo: Propomos apresentar um breve estudo do discurso de Elomar Figueira Mello – compositor, intérprete e violonista, que tem como fonte de inspiração o espaço, a cultura e o povo do sertão – através da aplicação do conceito de paratopia na constituição dos ethé nas cenografias dos textos. Para tanto, apresentaremos a análise do plano textual de duas canções intituladas “O violeiro” e “Campo branco”, em que podem ser observados elementos que configuram o caráter paratópico da obra literomusical de Elomar. O objetivo principal do artigo consiste em verificar como a paratopia, observada no investimento ético do plano verbal das canções, é um dos fatores constitutivos na demarcação do posicionamento do compositor no campo literomusical brasileiro.
Abstract: The litero-musical discourse in the work of the composer, guitarist, poet and singer Elomar Figueira Mello is investigated in the framework of the theory of the Discourse Analysis, in which we consider the aspects related to the concepts of paratopia and ethos. The work of Figueira Mello is funded on the colonial Brazil of the 17th century and, in particular, he brings back the language, the music and the environment of that time, with the objective of value the Brazilian culture. We analyze two of the most relevant pieces of the composer, namely “O violeiro” and “Campo Branco”, in which we have found strong paratopic marks, which characterizes this positioning in the Brazilian litero-musical scenario.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51552
ISSN: 1984-7726
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lrvandradejggaraujo.pdf427,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.