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Tipo: Dissertação
Título: A escrita do gênero artigo de opinião por alunos do ensino fundamental como denúncia contra violência doméstica
Autor(es): Samico, Evanilce Chagas Lopes
Orientador: Zavam, Aurea Suely
Palavras-chave: Escrita;Sequência didática;Argumentação;Artigo de opinião
Data do documento: 2020
Citação: SAMICO, Evanilce Chagas Lopes. A escrita do gênero artigo de opinião por alunos do ensino fundamental como denúncia contra violência doméstica. 2020. 204f.-Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, Fortaleza, (CE), 2020.
Resumo: A presente pesquisa-ação visa promover subsídios para o desenvolvimento de habilidades na produção de textos argumentativos com foco no gênero como ação social. Assume-se a perspectiva de que o gênero como ação social é capaz de refletir as atividades humanas, por meio da linguagem, conforme a situação social, histórica e cultural. Desta forma, não se parte de um gênero específico, dá-se aos discentes a possibilidade de escolher aquele que se acomoda ao propósito comunicativo determinado, que para este trabalho é a violência doméstica, problematizada por meio do gênero artigo de opinião. O aporte teórico estabelece diálogo estreito entre os pressupostos do sociointeracionismo e os da sociorretórica. Para tanto, recorre-se aos estudos de Koch e Elias (2017), Koch (2018) no que diz respeito a aspectos da linguística textual, bem como a estratégias e a operadores argumentativos. Em relação à sociorretórica, utilizam-se os postulados de Miller (1994, 2012), assim como as premissas de Bazerman (2009, 2011, 2015), a estrutura retórica de Eckert e Pinton (2015). A proposta é aplicada em uma turma de 9º ano, numa escola da rede municipal de Fortaleza, por meio da sequência didática idealizada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), acolhendo a adaptação sugerida por Swiderski e Costa-Hübes (2009), por revelar-se mais propícia a esta investigação. Os resultados alcançados demonstram melhor desempenho na produção de textos argumentativos por parte dos alunos em decorrência da percepção do uso de estratégias consistentes para iniciar, desenvolver e concluir a argumentação, na utilização satisfatória dos operadores argumentativos e na assimilação à proposta da estrutura retórica. Logo, infere-se, que a concretização da pesquisa é relevante em razão de subsidiar, no contexto educacional de Língua Portuguesa, o desenvolvimento de um gênero a partir de sua função social, já que o maior propósito é minimizar as dificuldades na competência escrita dos alunos, principalmente no tocante a gêneros argumentativos.
Abstract: This action-research aims to promote subsidies for the development of skills in the production of argumentative texts with a focus on genre as a social action. We assume the perspective that genre as a social action is capable of reflecting human activities, through language, according to the social, historical and cultural situation. In this way, one does not start from a specific genre, students are given the possibility to choose the one that accommodates the determined communicative purpose, which for this work is domestic violence, problematized through the opinion article genre. The theoretical contribution establishes a close dialogue between the assumptions of sociointeractionism and those of socio-rhetoric. To this end, we use the studies of Koch and Elias (2017), Koch (2018) with regard to aspects of textual linguistics, as well as strategies and argumentative operators. In relation to socio-rhetoric, the postulates of Miller (1994, 2012) are used, as well as the premises of Bazerman (2009, 2011, 2015), the rhetorical structure of Eckert and Pinton (2015). The proposal is applied to a 9th grade class, in a school in the municipal network of Fortaleza, through the didactic sequence idealized by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), welcoming the adaptation suggested by Swiderski and Costa-Hübes (2009), by prove to be more conducive to this investigation. The results achieved demonstrate a better performance in the production of argumentative texts by the students due to the perception of the use of consistent strategies to initiate, develop and conclude the argumentation, in the satisfactory use of the argumentative operators and in assimilation to the proposal of the rhetorical structure. Therefore, it can be inferred that the accomplishment of the research is relevant due to subsidizing, in the educational context of the Portuguese language, the development of a genre based on its social function, since the main purpose is to minimize the difficulties in the written competence of the students. especially with regard to argumentative genres.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51531
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