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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e a Filosofia de Epicuro
Título em inglês: The relation between Diogenes of Oinoanda Maxims and the philosophy of Epicurus
Autor(es): Santos, Rogério Lopes dos
Palavras-chave: Diógenes de Enoanda;Epicuro;Epicurismo;Ética
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: SANTOS, Rogério Lopes dos. A relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e a Filosofia de Epicuro. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 16, p. 11-37, jan./abr. 2020.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a relação entre as máximas de Diógenes de Enoanda e o que temos de genuinamente epicureu, ou seja, com o material (cartas, máximas e fragmentos) admitido como de autoria incontestável de Epicuro. Com essa apresentação, nós evidenciamos a força da ortodoxia da doutrina de Epicuro, pois, de um modo geral não existem divergências entre o que Epicuro ensinava em Atenas no século III a.C. e o que Diógenes de Enoanda afirmava ser o Epicurismo no século II d.C. Na verdade, há uma única máxima que parece não seguir a doutrina de Epicuro (Diog. Oen. 107). Entretanto, essa divergência é justificada pelo fato de que essa máxima está fragmentada. Nesse sentido, acreditamos que o presente artigo consiste em uma contribuição positiva para a comunidade acadêmica que se dedica ao estudo do Epicurismo, ainda mais se considerarmos o fato de que se trata de um epicureu sobre o qual temos poucos artigos, sobretudo no Brasil. Para a realização desse trabalho, nos servimos aqui das seguintes obras: (i) El sabio camino hacia la felicidad: Diógenes de Enoanda y el gran mural epicúreo, de Carlos García Gual (2016), da qual retiramos as máximas de Diógenes de Enoanda; (ii) a Carta a Heródoto, Carta a Pítocles, Carta a Meneceu, bem como as Máximas Principais e as Sentenças Vaticanas, de Epicuro; (iii) o Livro X da obra Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, do doxógrafo grego Diógenes Laércio.
Abstract: This article aims to present the relation between Diogenes of Oinoanda maxims and what we have as genuinely epicurean, i.e, with the material (letters, maxims and fragments) admitted as undisputed authorship of Epicurus. With this presentation, we show the strength of the orthodoxy Epicurus‟s doctrine, because generally speaking there are no differences between what Epicurus taught in Athens in the 3rd century BC and what Diogenes of Oinoanda claimed to be Epicureanism in the 2nd century AD. In fact, there is a single maxim that does not seem to follow Epicurus‟s doctrine (Diog. Oen. 107). However, this divergence is justified by the fact that this maxim is fragmented. Thus we believe that this article is a positive contribution to the academic community dedicated to the study of Epicureanism, especially considering the fact that it is an epicurean about which we have few articles, especially in Brazil. For the accomplishment of this work we use here the following books: (i) El sabio camino hacia la felicidad: Diógenes de Enoanda y el gran mural epicúreo, of Carlos García Gual (2016), from which we take the Diogenes of Oinoanda maxims; (ii) the Epistula ad Herodotum, Epistula ad Pythoclem, Epistula ad Menoeceum, as well as the Ratae Sententiae and the Vatican Sayings, of Epicurus; (iii) the Book X from Lives of Eminent Philosophers of the greek doxographer Diogenes Laertius.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51510
ISSN: 2317-2010
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