Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5150
Tipo: Artigo de Evento
Título : A qualidade das praias, equipamentos e serviços turísticos do município de Itacaré na ótica dos turistas
Autor : Guimarães, Carla Regina Ferreira Freire
Casimiro Filho, Francisco
Rodrigues, Sueli Menezes
Palabras clave : Cliente;Investimentos;Satisfação
Fecha de publicación : 2004
Editorial : Encontro Nacional de Turismo com Base Local - ENTBL, 8
Citación : GUIMARÃES, Carla Regina Ferreira Freire; CASIMIRO FILHO, Francisco; RODRIGUES, Sueli Menezes. A qualidade das praias, equipamentos e serviços turísticos do município de Itacaré na ótica dos turistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL - ENTBL, 8., 2004, Curitiba. Anais... p.1-18, 2004.
Resumen en portugués brasileño: O município de Itacaré-Ba possui uma beleza natural na qual a mata atlântica, as praias e o ecoturismo, principalmente com suas trilhas, atraem cada vez mais o turista. Investir na qualidade e nos serviços torna-se extremamente importante para atrair e conservar os potenciais clientes, fortalecendo o desenvolvimento do turismo no referido município. Os investimentos em turismo, especialmente na sua infra-estrutura, no seu planejamento, no seu controle têm que se intensificar e se adequar para poder postar-se com mais habilidade em face da exigência dos turistas. O objetivo deste trabalho é classificar e analisar as praias e os serviços turísticos, do município de Itacaré-Ba. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi o processo não probabilístico simples, ou seja, o critério de exaustão para a amostragem. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados aos turistas do município de Itacaré que se encontravam nas praias no período de 03 a 09 de fevereiro de 2004. Foram aplicados 155 questionários, sendo que de cada família apenas uma pessoa foi entrevistada. De acordo com a opinião da maioria dos turistas entrevistados observa-se que as praias apresentam boa qualidade ambiental (52,26% dos turistas), são limpas (49,03%) e muito atrativas (56,77%), mas 45,16% não souberam responder a respeito da segurança pública. Com relação aos equipamentos e serviços turísticos, a maioria dos turistas entrevistados acham bons os equipamentos de lazer (32,9%), a hospitalidade do povo 54,84% dos turistas acham bom, aos meios de hospedagem 53,55% dos turistas acham bom, a qualificação dos bares e restaurantes 54,19% acham bom, a qualificação dos artesanatos, comércio e compras, 50,97% dos turistas acham bom. Não souberam opinar quanto aos passeios oferecidos (41,29%), guias de turismo (54,19%), diversões noturnas (37,42%) e serviço receptivo das empresas (54,19%). Conclui-se que o município de Itacaré é um grande potencial turístico. Portanto, as empresas que prestam serviços turísticos têm que estar sempre reciclando, treinando e capacitando seus colaboradores, definindo um padrão de qualidade, procurando a todo o momento a eficiência, para que com isso melhore seus serviços e fidelize seus clientes, aumentando a eficácia dentro da organização como um todo, pois o atendimento das expectativas e a satisfação do cliente deve ser um diferencial importantíssimo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5150
ISSN : 1983-9391
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_eve_crffguimarães.pdf137,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.