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Type: Artigo de Periódico
Title: Filosofia em “Tempos Sombrios”: a leitura de Critão sobre Sócrates na Pólis diante das leis e da opinião da maioria – um olhar arendtiano
Title in English: Philosophy in “Dark Times”: the Criteo reading about Sócrates in the Pólis in front of laws and the majority opinion – an arendtian look
Authors: Hornich, Daner
Keywords: Sócrates, 469 a.C- 399 a.C;Critão;Tempos sombrios;Opinião da maioria
Issue Date: 2020
Publisher: Argumentos Revista de Filosofia
Citation: HORNICH, Daner. Filosofia em “Tempos Sombrios”: a leitura de Critão sobre Sócrates na Pólis diante das leis e da opinião da maioria – um olhar arendtiano. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 12, n. 23, p. 95-111, jan./ jun. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: As questões postas para Sócrates consistem em “guiar-se” pelo conselho dos outros para salvar a sua vida; para não se privar dos amigos e muito menos legar infelicidade para os que dispõem de dinheiro para ajudá-los entre si quando necessário: pois, qual é o valor do dinheiro quando a amizade é colocada em jogo? Sócrates não se guia pelas cabeças alheias, pois examina as próprias questões (colocadas por ele ou outros) como um provocador, ou parteiro das reflexões e pensamentos. Isso porque as respostas indicadas por Sócrates parecem um desvio de rota, ao começar um diálogo sobre a opinião da maioria, que, para Critão, é ponto significativo, e para Sócrates não, pois não devemos nos preocupar com a opinião da maioria, mas com as considerações dos melhores.
Abstract: The issues put to Socrates consist in “guiding” by the advice of others to save his life; not to deprive himself of friends, and much less to transmit unhappiness to those who have money to help each other when necessary: after all, what is the value of money when friendship is put to isk? Socrates does not guide himself through the heads of others, he examines his own questions (posed by him or others) as a challenger, or a inductor of reflections and thoughts. This happens because his answers seem to be a deviation of route, beginning a dialogue based on the majority opinion, what for Criteo, it is fundamental, for Socrates it is not, so we should notbe worried with the majority opinion, however, with the best considerations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51485
ISSN: 1984-4255
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