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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Elaboração de perguntas, memória de trabalho e a compreensão leitora em L2
Título em inglês: Question formation and working memory capacity on L2 reading comprehension
Autor(es): Baretta, Luciane
Tavares, Maria da Glória Guará
Palavras-chave: Reading comprehension;Working memory capacity;Question formation;L2
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Signo
Citação: BARETTA, Luciane; TAVARES, Maria da Glória Guará. Question formation and working memory capacity on L2 reading comprehension. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 43, n. 77, p. 98-114, maio/ago. 2018.
Resumo: A avaliação da compreensão leitora é um tema que tem motivado um número considerável de pesquisas. Muitos estudos mostram que as variáveis relativas às características dos leitores, tipos textuais, tarefa subsequente à compreensão e a língua do texto influenciam a maneira que os leitores abordam o material sendo lido. Neste artigo, é investigada a relação entre a habilidade do leitor de formular perguntas sobre um texto e a sua capacidade de memória de trabalho. Onze estudantes de pósgraduação em inglês como língua estrangeira/segunda língua/língua adicional realizaram um Teste de Alcance em Leitura e leram dois textos expositivos para formular uma pergunta ao final de cada parágrafo de cada um dos textos. Os resultados indicaram que, apesar de não haver uma correlação estatisticamente significativa entre as perguntas do tipo textual implícito e implícito no script, esses tipos de perguntas foram mais frequentemente formulados pelos participantes com maior capacidade de memória de trabalho, sugerindo que eles geraram maior número de inferências ao ler os textos.
Abstract: The assessment of reading comprehension is an issue that has motivated a considerable amount of studies. Many of these have shown that the variables of readers’ characteristics, types of texts, subsequent task of reading comprehension and language do influence the way one approaches a text. In this paper, the extent to which the ability to formulate questions about a text correlates with working memory capacity was examined. Eleven L2 (foreign, second, additional language) graduate students performed a reading span test and a reading task which required them to read two expository texts and formulate one question at the end of each paragraph of each of the texts. Results indicated that, although there was not a statistically significant correlation between textually implicit and scripturally implicit questions and working memory capacity, these types of questions were more frequent for those readers with a higher working memory capacity, suggesting that they are more prone to make inferences.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51473
ISSN: 1982-2014
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