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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexos da compreensão de fatores multimodais na escrita escolar
Autor(es): Cavalcante, Mônica Magalhães
Nascimento, Suelene Silva Oliveira
Palavras-chave: Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização;Compreensão Leitora;Multimodalidade;Produção Textual;Semiótica
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista PERcursos Linguísticos
Citação: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; NASCIMENTO, Suelene Silva Oliveira. Reflexos da compreensão de fatores multimodais na escrita escolar. Revista PERcursos Linguísticos, Vitória (ES), v. 7, n. 17, p. 236-251, 2017.
Resumo: O propósito desse trabalho é analisar o nível de compreensão que alunos do 9º ano do ensino fundamental tiveram ao assistirem ao curta-metragem Vida Maria, de Márcio Ramos, e os fatores multissemióticos que reconheceram, ainda que intuitivamente, para a recategorização dos referentes. Para isso, coletamos respostas de entrevistas feitas a esses alunos, cujos depoimentos compuseram nosso corpus. Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual (GDV), postulados por Kress e van Leeuwen (2006), no âmbito da Semiótica Social. Além disso, demonstramos os efeitos de sentido obtidos, no texto verbo-audiovisual, com o uso de diferentes formas de introdução de referentes (SILVA, 2013; OLIVEIRA, 2014). Constatamos que os significados foram produzidos, distribuídos, recebidos, interpretados e reproduzidos através de uma série de modos comunicativos e representacionais – cores, olhares, imagem, por exemplo –, e não somente através da linguagem escrita ou falada. Os modos semióticos são, portanto, moldados através dos seus usos culturais, históricos, cujos significados são sociais, isto é, constituídos pelas normas e regras operadas pelas condições de produção do signo.
Abstract: The aim of this work is to analyze the level of comprehension that students of the 9th grade of elementary school had to watch the short films had after/ while watching the short film Vida Maria, by Márcio Ramos, and the multisemiotic factors that recognized, even if intuitively, for the recategorization of referents. For this, we collect the answers from interviews made to these students, whose answers composed our corpus. In our study, we assume the fundamental assumptions of the Visual Design Grammar (GDV), postulated by Kress and van Leeuwen (2006), in the scope of Social Semiotics. In addition, we demonstrate the effects of sense obtained in verbal-audiovisual text using different ways of introducing referents (SILVA, 2013 and OLIVEIRA, 2014). We find that meanings were produced, distributed, received, interpreted and reproduced through a series of communicative and representational modes - colors, looks, image, for example - and not only through written or spoken language. Semiotic modes are thus shaped by their cultural, historical uses, whose meanings are social, that is, constituted by the norms and rules operated by the conditions of the production of the sign. Semiotic modes are, thus, shaped by their cultural, historical uses, whose meanings are social, that is, constituted by the norms and rules operated by the conditions of the production of the sign.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51470
ISSN: 2236-2592
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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