Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51444
Type: Artigo de Periódico
Title: Estudo sobre a contribuição da Ciência da Informação em pesquisas sobre tecnologias assistivas
Authors: Souza, Osvaldo de
Tabosa, Hamilton Rodrigues
Keywords: Mediação da informação;Tecnologias assistivas;Acessibilidade;Linguagem natural (processamento)
Issue Date: 2018
Publisher: Comunicação & Informação
Citation: SOUZA, Osvaldo de; TABOSA, Hamilton Rodrigues. Estudo sobre a contribuição da Ciência da Informação em pesquisas sobre tecnologias assistivas. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 70-88, jan./maio 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Apresenta, conceitua e discute o tema da mediação da informação relacionando-o ao conceito de tecnologias assistivas, contextualizando a discussão no âmbito das competências da Ciência da Informação (CI). Apresenta a contribuição da CI para o alcance de soluções técnico-práticas relativas à problemática abordada, por meio de um levantamento bibliográfico sobre o tema “acessibilidade informacional” em periódicos científicos durante os anos de 2013 a 2016, tendo sido utilizada a técnica de Análise de Conteúdo para analisar e categorizar o corpus documental da pesquisa, com base em seus objetivos gerais. Como resultados, evidencia o baixo nível de contribuição da CI na proposta de soluções para problemas de mediação da informação com o uso de tecnologias e que as publicações são relativamente parcas e os resultados das pesquisas na área poderiam ser bem mais profícuos, se propusessem inovações tecnológicas que efetivamente impactassem no modo como os deficientes, por exemplo, se apropriam da informação e a usam
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51444
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_osouza_hrtabosa.pdf278,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.