Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51397
Tipo: TCC
Título: A educação musical no ensino médio: um estudo sobre o ensino da música em escolas estaduais de ensino médio na sede do município de Sobral - CE
Autor(es): Mendonça, Carlos Giovano Cunha
Orientador: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Palavras-chave: Educação musical escolar;Ensino Médio;Legislação educacional;Formação do professor de Arte/Música
Data do documento: 2019
Citação: MENDONÇA, C. G. C.
Resumo: A presente pesquisa tem como intuito analisar de que maneira a educação musical está presente dentro do contexto escolar do Ensino Médio na sede do município de Sobral no Ceará, seja dentro da disciplina de Artes ou fora dela. A pesquisa ainda traz dados relevantes acerca de determinados aspectos que estão ligados diretamente com o ensino de Arte/Música no Ensino Médio, como: a formação do professor de Artes; perfil profissional deste professor; disponibilidade de instrumentos musicais e equipamentos de áudio. A abordagem desta pesquisa é do tipo quantitativo e qualitativo, buscando analisar como a música está presente dentro das Escolas Estaduais de Ensino Médio, utilizando-se da aplicação de questionários para a coleta de dados. Os questionários foram direcionados aos professores da disciplina de artes e professores/instrutores de projetos/oficinas relacionados à música existentes nas escolas, e para a coordenação quando necessário. Em seguida, os dados coletados através dos questionários foram analisados, com uma abordagem investigativa sobre os aspectos do ensino de Arte/Música nas escolas. Por fim, nas considerações finais, aponta-se que o ensino de música dentro das escolas estaduais de Ensino Médio na sede de Sobral é debilitado, não existindo projetos/oficinas relacionadas à prática musical e; dentro da disciplina de Artes a parte musical é voltada quase que exclusivamente para aspectos textuais, como história da música; já com relação a atividades extracurriculares, obteve-se que boa parte das atividades culturais e que envolvem música dentro da escola, partem da iniciativa dos próprios estudantes destas instituições, sobretudo daqueles que possuem domínio em alguma linguagem artística.
Abstract: This research aims to analyze how music is present within the school context of high school at the headquarters of the municipality of Sobral in Ceará, either within the discipline of arts or outside it. The research also brings relevant data about certain aspects that are directly linked to the teaching of art/music in high school, such as: the formation of the arts teacher; Professional profile of this teacher; Availability of musical instruments and audio equipment. The methodological procedures of this research are quantitative and qualitative, seeking to analyze how the music is present in the high school, using the application of semi questionnaires for data collection. The questionnaires were directed to the professors of the discipline of arts and teachers/instructors of projects/workshops related to music in schools and for coordination when necessary. Then, the data collected through the questionnaires were analyzed, with an investigative approach, aiming on the aspects of the art/music teaching in schools. Finally, in the final considerations, it is pointed out that the music teaching inside the high school in Sobral's headquarters is debilitated, there are no projects/workshops related to musical practice and; inside the arts discipline, the musical part is directed almost exclusively to textual aspects, such as music history; in relation to extracurricular activities, it was obtained that much of the cultural activities involving music at school, comes from the initiative of the students themselves, especially those who have experience in some artistic language.
Descrição: MENDONÇA, C. G. C. A educação musical no ensino médio: um estudo sobre o ensino da música em escolas estaduais de ensino médio na sede do município de Sobral - CE. 59 f. (Graduação no Curso de Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, 2019.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51397
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_cgcmendonca.pdfMENDONÇA, C. G. C. A educação musical no ensino médio: um estudo sobre o ensino da música em escolas estaduais de ensino médio na sede do município de Sobral - CE. 59 f. (Graduação no Curso de Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, 2019.724,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.