Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.contributor.authorChaves, Lorena Lopes-
dc.date.accessioned2020-04-22T12:48:41Z-
dc.date.available2020-04-22T12:48:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCHAVES, Lorena Lopes. Era uma vez... Representações sociais e letramento no ensino de Língua Portuguesa. 2020. 153f. - Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (Profletras), Fortaleza (CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51376-
dc.description.abstractLiteracy is a concern with reading and writing for many scholars. Fairy tales are works designed for children. Joining these two points, it is possible to extract much more than entertainment in reading such works. This research sought, therefore, to use fairy tales in order to raise the level of literacy of students, who had contact with works that present princesses of different styles, checking if stereotypes were formed by students, how it was reproduced in their writing and if it impacted the image they conceive of modern women. The objective was to identify the role of women built by 9th grade students from a public school in Fortaleza. To this end, the tales Snow White and the Seven Dwarfs, Beauty and the Beast and The Princess and the Frog were used. In search of these results, some activities with verbal, non-verbal and multimedia texts were carried out. Theoretical assumptions were supported by theories about literacy, the Social Representations Theory, Bakhtin's concept of language, the theory of genres and fairy tales. It was found that there was an achievement of the objectives and a redefinition of the social role of women.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino de língua Portuguesapt_BR
dc.titleEra uma vez... Representações sociais e letramento no ensino de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO letramento é uma preocupação com a leitura e a escrita para muitos estudiosos. Os contos de fadas são obras designadas para o público infantil. Unindo esses dois pontos, é possível extrair muito mais do que entretenimento na leitura de tais obras. Esta pesquisa buscou, assim, utilizar-se dos contos de fadas com o objetivo de elevar o nível de letramento dos alunos, que tiveram contato com obras que apresentam princesas de estilos diferentes, averiguando se foram formados estereótipos pelos alunos, como isso se reproduziu na sua escrita e se isso impactou na imagem que eles concebem da mulher moderna. Tomou-se como objetivo identificar qual papel da mulher construído por alunos do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza. Para tanto, fez-se uso dos contos A Branca de Neve e os sete anões, A Bela e a Fera e A princesa e o sapo. Em busca desses resultados, algumas atividades com textos verbais, não-verbais e multimidiáticos foram realizadas. Os pressupostos teóricos foram subsidiados pelas teorias acerca do letramento, da Teoria das Representações Sociais, do conceito de linguagem de Bakhtin, da teoria sobre gêneros e sobre contos de fadas. Verificou-se que houve alcance dos objetivos e uma ressignificação do papel social da mulher.pt_BR
dc.title.enOnce upon a time... Social representativos and literacy in Portuguese language teachingpt_BR
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_dis_llchaves.pdf13,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.