Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51373
Type: TCC
Title: O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música.
Authors: Araújo, Gennilffson Cunha de
Advisor: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Keywords: Formação do Professor de Música;Estágio Supervisionado;Educação Musical
Issue Date: 2016
Citation: ARAÚJO, G. C.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho investigou o Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Música – Licenciatura da UFC, Campus Sobral, objetivando averiguar a relevância das atividades pedagógicas em Música desenvolvidas durante essas atividades e destacar a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. A pesquisa de campo teve como público-alvo os alunos ingressantes das turmas 2011.1 e 2012.1, que estiveram regularmente matriculados nos três primeiros semestres de Estágio Supervisionado Curricular até a data da pesquisa (julho/2015). Metodologicamente utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados os relatórios finais dos estagiários desenvolvidos durante os três semestres, seus diários de campos digitais, questionários e entrevistas. Baseada numa vasta revisão bibliográfica e no Manual de Estágio do Curso de Música, confrontando com os relatos e depoimentos dos sujeitos, constatou-se que durante as atividades desenvolvidas no decorrer dessas etapas, os estagiários passam por diversos momentos que se configuram como fundamentais dentro do processo de formação docente, de onde os estagiários partem com diversas dificuldades oriundas da própria área, no entanto, aos poucos, vão descobrindo a responsabilidade das atividades pedagógicas, junto com o apoio dos orientadores, em como continuarem e desenvolverem uma prática eficaz e formadora. Os relatos dos estagiários são ricos em detalhes e ao serem analisados descobriu-se uma infinidade de elementos, os quais são de fundamental importância, que devem ser registrados e que podem contribuir para pesquisas futuras, para a análise das práticas e até como material de estudo para futuros estagiários.
Abstract: This study investigated the Supervised Internship Music Course - Degree of UFC Campus Sobral, in order to ascertain the relevance of the pedagogical activities in music developed during these activities and emphasize the importance of teaching experiences in music teacher formation process. The field research was to target audience the freshmen classes of 2011.1 and 2012.1, who were enrolled in the first three semesters of Supervised Internship until the date of the survey (July / 2015). Methodologically we use qualitative research, with the collection instruments data the final reports of trainees developed during the three semesters of their daily digital fields, questionnaires and interviews. Based on an extensive literature review and Internship Manual Music Course, confronted with the reports and statements by the subjects, it was found that during the activities carried out during these stages, the trainees go through different moments that constitute fundamental within the process of teacher training, where trainees leave with several difficulties arising from the area itself, however, are slowly discovering together the educational activities and support of mentors, as continue and develop an effective and formative practice. The reports of the trainees are rich in detail and to be analyzed discovered a multitude of elements that are of fundamental importance, which must be registered and that can contribute to future research, for the analysis of practices and even as study material for future trainees.
Description: ARAÚJO, G. C. O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. 75 f. ( Graduação no Curso de licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51373
Appears in Collections:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_gcaraujo.pdfARAÚJO, G. C. O estágio supervisionado curricular no curso de música da UFC/Campus Sobral: a importância das vivências docentes no processo de constituição do professor de música. 75 f. ( Graduação no Curso de licenciatura em Música) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.773,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.