Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantiago, Eduardo Girão-
dc.contributor.authorLima, Haulison Rener de Souza-
dc.date.accessioned2020-04-06T11:59:14Z-
dc.date.available2020-04-06T11:59:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Haulison Rener de Souza. A Implantação do Instituto Federal do Ceará em Acaraú e suas Repercussões no Desenvolvimento Local. 2020. 186f. _Dissertação (MEstrado)- Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional Em Avaliação de Políticas Pública, Fortaleza (Ceará), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51146-
dc.descriptionLIMA, Haulison Rener de Souza. A Implantação do Instituto Federal do Ceará em Acaraú e suas Repercussões no Desenvolvimento Local. 2020. 186f. _Dissertação (MEstrado)- Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional Em Avaliação de Políticas Pública, Fortaleza (Ceará), 2020.pt_BR
dc.description.abstracthe Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (EPCT) is a public policy established by Law 11.892 of December 29, 2008which createdthe Federal Institutes. Among the programs and actions developed by Ministry of Education (MEC) tosupport this policyin the country, highlights the expansion ofthe EPCT network wich acts as an engine for the incrementof this educational offerin order to train mid-level technicians and educateteachers in several Brazilian municipalities, internalizing and impacting local and regional development.In the face of the current Brazilian economical crisis and the change of government,with its measures of political reorganization and fiscal austerity that threaten the expansion of the EPCT, this research aims to evaluate the relevance of this public policy for local development.Therefore, the object of the research is the evaluation of the economical, social and cultural repercussions,notably regarding the development of the municipality of Acaraú / CE, from the introduction of the Instituto Federal do Ceará (IFCE)in that city,in the year of 2010.The evaluation methodologywas based on the Depth Assessment proposed by Rodrigues (2008), Gonçalves (2008) and Gussi (2008),using qualitative research supported by quantitative data as a methodological design.Thus, we analyzed the content of the policy, its formulation context, as well as the socioeconomic and cultural indicators obtained in a time-spaceperspective in the city of Acaraú.At the end of this paper we highlight the main contributions of the Federal Institute's referred unit in the local development processand its repercussions on the lives of the persons affected,directly or indirectly,by policy under study, showing results,limitations and scope of this policy in that city.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Localpt_BR
dc.titleA Implantação do Instituto Federal do Ceará em Acaraú e suas Repercussões no Desenvolvimento Localpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), materializada pela criação dos Institutos Federais,é uma política pública criada pela lei 11.892,de 29 de dezembro de 2008.Dentre os programas e ações desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) em apoio aessa política no País, destaca-sea expansão darede EPCT,a qual atua como motor para ampliação dessa oferta educacional com o fito de capacitar técnicos de nível médio e formar professoresem diversos municípios brasileiros, interiorizando e impactando o desenvolvimento locale regional.Diante da atual crise econômica brasileira e da mudança de governo,com suasmedidas de reorganização e austeridadefiscal que ameaçam a expansão da rede EPCT, opresente estudo visa avaliar a relevância desta política públicapara o desenvolvimento local.O objeto da pesquisa, portanto,éa avaliação das repercussões econômicas,sociaise culturais, notadamente quantoao desenvolvimento domunicípio de Acaraú/CE, a partir da implantação do Instituto Federal do Ceará (IFCE)naquela cidade,em 2010. A metodologia foi baseada na Avaliação em Profundidade proposta por Rodrigues (2008), Gonçalves (2008) e Gussi (2008), utilizando-se a pesquisa qualitativa com suporte de dados quantitativos como desenho metodológico. Dessa forma, analisou-seo conteúdo dapolítica, oseu contexto de formulação, assim como os indicadores socioeconômicos e culturais obtidos numa perspectiva temporal e territorial na cidade de Acaraú. Ao finaldeste trabalho destacamos as principais contribuições da referida unidade do Instituto Federal no processo de desenvolvimento local e na vida das pessoas afetadas,direta ou indiretamente,pela política em estudo, evidenciando seus resultados, limitações e alcance no município estudadopt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_hrslima.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.