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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51053
Tipo: | Dissertação |
Título : | Estudo sobre a aprendizagem de pseudopalavras por sinestetas dias da semana, meses do ano e grafema-cor |
Autor : | Souza, Brenda Kessia Arruda de |
Tutor: | Teixeira, Elisângela Nogueira |
Palabras clave : | Sinestesia;Cognição numérica;Memória;Categorias semânticas |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SOUZA, Brenda Kessia Arruda de. Estudo sobre a aprendizagem de pseudopalavras por sinestetas dias da semana, meses do ano e grafema-cor. 2020. 169f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo geral desta dissertação é cooperar com o campo investigativo que busca evidenciar experimentalmente que a sinestesia é uma ferramenta para o estudo de aspectos cognitivos, como linguagem, percepção e memória. A sinestesia pode ser definida como uma condição neurológica, não patológica, na qual estímulos de uma modalidade sensorial desencadeiam sensações adicionais em outra modalidade ou em facetas distintas de uma mesma dimensão sensorial, por exemplo, a letra J pode ser verde para um indivíduo com sinestesia e a palavra terça-feira pode ser azul (SIMNER, 2011). Depois de entrevistarmos cerca de 600 pessoas da população em geral, foram identificados 13 sinestetas através de duas sessões de testes da Bateria de Sinestesia (sinestesia.ufc.br), adaptada para o português a partir da Synesthesia Battery (EAGLEMAN et al., 2007). Com base em quatro teorias: (i) teoria de Watson et al. (2014) sobre sinestesia e aprendizagem; (ii) teoria da dupla codificação de Paivio (2006) sobre o processamento de palavras concretas; (iii) mapa semântico do cérebro de Huth et al. (2016) e; (iv) hipótese de Ramachandran e Hubbard (2001) sobre a relação entre sinestesia e representação numérica, trabalhamos com a hipótese de que os mecanismos que conduzem as variantes dias da semana-cor e meses do ano-cor estão relacionados a noções conceituais numéricas e abstratas. Investigamos também as bases conceituais dessas variantes, comparamos os mecanismos que as governam com os que conduzem a variante grafema-cor e investigamos diferenças mnemônicas entre indivíduos com e sem sinestesia. Para verificar as nossas hipóteses, criamos uma metodologia para analisar a aprendizagem de pseudopalavras conceitualizadas. Nos testes exclusivos para sinestetas, as variáveis dependentes analisadas foram: (i) probabilidade de emparelhamentos; (ii) número de cores; (iii) e consistência dos emparelhamentos. Nos testes feitos por todos os participantes, as medidas examinadas foram: (i) ausência/presença de retomada no recall livre; (ii) erro/acerto na retomada do recall estimulado (sim/não); e (iii) ausência/presença de retomada no recall semântico; e (iv) número de atributos retomados no recall semântico. Ao analisarmos os dados obtidos através do nosso experimento, não encontramos efeito estatisticamente significativo em relação à influência do tipo de categoria nos emparelhamentos sinestésicos. Entretanto, nossos dados sugerem que as sinestesias dias da semana-cor e meses do ano-cor possuem uma base conceitual, que existem diferenças entre essas variantes e a variante grafema-cor e que há diferenças entre a memória semântica de sinestetas e de não sinestetas. |
Abstract: | The general objective of this dissertation is to experimentally show that the synesthesia variants’ driving mechanisms days of the week-color and months of the year-color are related to numerical and abstract conceptual notions. Synesthesia may be defined as a neurological, non-pathological condition, in which stimuli from one sensory modality trigger additional sensations in another modality or different facets of the same sensory dimension, for example, the letter J might be green for an individual with synesthesia and the word Tuesday might be blue (SIMNER, 2011). Synesthesia is already seen more as a condition than a perception and can, therefore, be investigated as a Psycholinguistic phenomenon (MANKIN et al., 2016; SIMNER, 2007). After interviewing roughly 600 people from the general population, we found 13 synesthetes through two testing sessions using the Synesthesia Battery (sinestesia.ufc.br) adapted to Brazilian Portuguese from the Synesthesia Battery (EAGLEMAN et al., 2007). Based on four theories: (i) the theory of Watson et al. (2014) on synesthesia and learning; (ii) Paivio's (2006) double coding theory on the processing of concrete words; (iii) the semantic map of the brain by Huth et al. (2016) and; (iv) the hypothesis of Ramachandran and Hubbard (2001) on the relationship between synesthesia and numerical representation, we work with the hypothesis that the days of the week and months of the year-color variants driving mechanisms are related to abstract and numerical conceptual notions. We also investigated the conceptual basis of these variants, compared the mechanisms that govern them to those that lead to the grapheme-color variant and investigated mnemonic differences between individuals with and without synesthesia. To investigate our hypotheses, we created a methodology to analyze the learning of conceptualized pseudowords. In the tests exclusive to synesthetes, the dependent variables we analyzed were: (i) probability of pairing; (ii) number of colors; (iii) and consistency of pairings. In the tests performed by all participants, the analyzed measures were: (i) absence of recall on the free recall (ii) error in recalling on the forced recall (yes/no); (iii) absence of recalling in the semantic recall and; (iv) number of attributes included in the semantic recall. When analyzing the data gathered in this study, we did not find a statistically significant effect related to the influence of the type of category on the synesthetic pairing. However, our data suggest that synesthesia variants’ days of the week-color and months of the year-color have a conceptual basis, that there are differences between these variants and the grapheme-color synesthesia and that there are differences between the semantic memory of synesthetes and non-synesthetes. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51053 |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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