Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5104
Tipo: Artigo de Evento
Título : Exportações de flores e plantas vivas no Estado do Ceará
Título en inglés: Exporting of cut flowers and ornamentals in Ceara State
Autor : Silva, Etevaldo Oliveira
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Silva, Lúcia Maria Ramos
Mayorga Mera, Ruben Dario
Lima, Francisco Soares de
Palabras clave : Comércio internacional;Floricultura;Indicadores de desempenho
Fecha de publicación : 2007
Editorial : Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 45
Citación : SILVA, Etevaldo Almeida; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; SILVA, Lúcia Maria Ramos; MAYORGA MERA, Ruben Dario; LIMA, Francisco Soares. Exportações de flores e plantas vivas no Estado do Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 45., 2007, Londrina. Anais... Brasília: SOBER, v. 1. p. 1-20, 2007.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar o comportamento e a competitividade das exportações de flores e plantas vivas no Estado do Ceará. Para verificar se as exportações de plantas e produtos de floricultura do Ceará são competitivas no mercado internacional foram utilizados os seguintes indicadores de desempenho: Vantagem Comparativa Revelada; Taxa de Cobertura; Intensidade de Comércio; Desempenho das Exportações; Posição Relativa das Exportações e Constant market share. O Estado do Ceará, no ano de 2004 se destacou como o maior exportador de rosas do país. Neste ano, o segmento mostrou-se dinâmico, ajustando-se às novas oportunidades e aos mercados a partir de estratégias competitivas. A análise das fontes de crescimento, no período de 1998 a 2004, mostrou que o “efeito competitividade” explicou a maior parte do crescimento das exportações cearenses e brasileiras de plantas vivas e produtos de floricultura.
Abstract: This research aimed at analyzing the behavior and competitiveness of the exporting of cut flowers and ornamentals in Ceara State, Brazil. In order to verify whether marketing of plants and ornamental produced in Ceara state are competitive toward the global market, the following index were studied: revealed comparative advantage, covering tax,commerce intensity and (market level), exporting achievements, relative location of the exporting, and constant market share. Ceara state in the year of 2004 stood out as the biggest exporter of cut flower in Brazil. In the current year the segment has been dynamic, adjusting itself to new opportunities e and markets through competitive strategies. Analyses of emerging segments from 1998 to 2004, showed that the “competitive effect” explained the largest part in the increase of the exports from Ceara, as well as Brazil, of ornamentals and floriculture produces.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5104
ISSN : 0103-2003
1806-9479
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2007_eve_eosilva.pdf137,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.