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Tipo: Dissertação
Título: Plágio, sanções sociais e marcas intertextuais
Autor(es): Santos, José Elderson de Souza
Orientador: Cavalcante, Mônica Magalhães
Palavras-chave: Linguística Textual;Intertextualidade;Plágio;Sanções sociais;Marcas intertextuais
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, José Elderson de Souza. Plágio, sanções sociais e marcas intertextuais. 2020. 310f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Esta pesquisa analisa as diferentes sanções sociais que o plágio recebe em gêneros diversos, a partir do noticiamento sobre ocorrências do fenômeno em artigos científicos (domínio discursivo científico/acadêmico), em canções (domínio lítero-musical) e em notícias (domínio jornalístico). Nesses gêneros, são identificados movimentos de copresença e de derivação, a fim de propor marcas intertextuais da busca por disfarce no plágio. Assim, procura-se dar explicações discursivas e textuais à organização do plágio, investigando-o de acordo com o aparato teórico-metodológico da Linguística Textual. Com base em Christofe (1996) e em Chaves (1981), abordam-se questões sócio-históricas e jurídicas relacionadas ao fenômeno. Adiante, trata-se o entrecruzamento de vozes no discurso, as noções de sujeito e autoria, com apoio em Bakhtin (2006), Amossy (2008), Foucault (2001) e Maingueneau (2010). Os domínios e os gêneros discursivos são tratados com base em Marcuschi (2008), Bakhtin (1997) e Bazerman (2005). O conceito de sanções sociais é fundamentado em Radcliffe-Brown (1970). Discute-se, então, o plágio dentro do quadro teórico dos processos intertextuais estudados em Linguística Textual, a partir de Genette (2010), Piègay-Gros (2010), Sant’Anna (2003) e os desdobramentos de suas concepções em abordagens como as de Cavalcante e Brito (2011) e de Nobre (2014). Seguindo a organização das sanções sociais proposta por Radcliffe-Brown (1970), examinou-se a variação dos atos sancionatórios proferidos ao plágio. Além disso, analisou-se como o plágio se configura incorporando movimentos de distintos processos intertextuais, partindo-se dos parâmetros analíticos estudados por Nobre (2014). Para análise, foram selecionadas três acusações de plágio, uma em cada domínio e gênero estabelecidos, nas quais é possível analisar as sanções dadas ao fenômeno, organizadas e difusas, e os arranjos intertextuais dos textos-plágio envolvidos. Os resultados apontam a tendência de as sanções recebidas pela apropriação indébita variarem conforme os domínios e gêneros em que ocorre o plágio. Condiciona tal realidade o fato de os textos estarem suscetíveis a disposições prévias (constituídas sócio-historicamente) de interpretação, avaliação e/ou produção de fenômenos linguísticos, a que os sujeitos estão submetidos ao interagirem através de gêneros vinculados a comunidades específicas. Verifica-se, ainda, que o plágio incorpora, movimentos intertextuais vinculáveis a outros processos intertextuais (investiga-se a citação, a paráfrase, a paródia e o pastiche).
Abstract: This research analyzes the different social sanctions that plagiarism receives in different genres, from the news about occurrences of the phenomenon in scientific articles (scientific/academic discursive domain), in songs (literary-musical domain) and in news (journalistic domain). In these genres, movements of co-presence and derivation are identified in order to propose intertextual marks of the search for disguise in plagiarism. Thus, we seek to give discursive and textual explanations to the organization of plagiarism, investigating it according to the theoretical-methodological apparatus of Textual Linguistics. Based on Christofe (1996) and Chaves (1981), socio-historical and legal issues related to the phenomenon are addressed. Ahead, there is the intersection of voices in the discourse, the notions of subject and authorship, with support in Bakhtin (2006), Amossy (2008), Foucault (2001) and Maingueneau (2010). The domains and discursive genres are treated based on Marcuschi (2008), Bakhtin (1997) and Bazerman (2005). The concept of social sanctions is based on Radcliffe-Brown (1970). Then, plagiarism is discussed within the theoretical framework of the intertextual processes studied in Textual Linguistics, from Genette (2010), Piègay-Gros (2010), Sant'Anna (2003) and the unfolding of their conceptions in approaches such as those of Cavalcante and Brito (2011) and Nobre (2014). Following the organization of social sanctions proposed by Radcliffe-Brown (1970), the variation in the sanctioning acts handed down to plagiarism was examined. In addition, it was analyzed how plagiarism is configured incorporating movements of different intertextual processes, starting from the analytical parameters studied by Nobre (2014). For analysis, three accusations of plagiarism were selected, one in each domain and gender established, in which it is possible to analyze the sanctions given to the phenomenon, organized and diffuse, and the intertextual arrangements of the plagiarism texts involved. The results show the tendency for the sanctions received for illicit appropriation to vary according to the domains and genres in which plagiarism occurs. This reality is conditioned by the fact that the texts are susceptible to previous (socio-historically constituted) dispositions of interpretation, evaluation and/or production of linguistic phenomena, to which the subjects are subjected when interacting through genres linked to specific communities. It is also verified that plagiarism incorporates intertextual movements that are linked to other intertextual processes (investigating citation, paraphrase, parody and pastiche).
Résumé: Cette recherche analyse les différentes sanctions sociales que le plagiat reçoit dans différents genres, au départ de nouvelles sur les occurrences du phénomène dans les articles scientifiques (domaine discursif scientifique/académique), dans les chansons (domaine littéraire-musical) et dans les nouvelles (domaine journalistique). Dans ces genres, des mouvements de coprésence et de dérivation sont identifiés afin de proposer des marques intertextuelles de la recherche du déguisement dans le plagiat. Ainsi, nous cherchons à donner des explications discursives et textuelles à l'organisation du plagiat, en l'investiguant selon l'appareil théorico-méthodologique de la linguistique textuelle. Sur la base de Christofe (1996) et Chaves (1981), les problèmes socio-historiques et juridiques liés au phénomène sont abordés. En avant, il y a l'intersection des voix dans le discours, les notions de sujet et d'auteur, avec l'appui de Bakhtin (2006), Amossy (2008), Foucault (2001) et Maingueneau (2010). Les domaines et genres discursifs sont traités sur la base de Marcuschi (2008), Bakhtin (1997) et Bazerman (2005). Le concept de sanctions sociales est basé sur Radcliffe-Brown (1970). Ensuite, le plagiat est discuté dans le cadre théorique des processus intertextuels étudiés en Linguistique Textuelle, de Genette (2010), Piègay-Gros (2010), Sant'Anna (2003) et le déploiement de leurs conceptions dans des approches telles que celles de Cavalcante et Brito (2011) et Nobre (2014). Suivre l'organisation des sanctions sociales proposée par Radcliffe-Brown (1970), la variation de sanctions infligées à plagiat a été examinée. De plus, il a été analysé la configuration du plagiat, composé de mouvements de différents processus intertextuels, à partir des paramètres analytiques étudiés par Nobre (2014). Pour l'analyse, trois accusations de plagiat ont été sélectionné, une dans chaque domaine et genre établi, dans lesquelles il est possible d'analyser les sanctions infligées à le phénomène, organisées et diffuses, et les dispositions intertextuelles des textes de plagiat concernés. Les résultats montrent que les sanctions infligées pour appropriation illicite tendance à varier selon les domaines et les genres dans lesquels le plagiat se produit. Cette réalité est conditionnée à la susceptibilité des texts aux dispositions antérieures (constituées sociohistoriquement) d'interprétation, d'évaluation et/ou de production de phénomènes linguistiques, auxquelles les sujets sont soumis lorsqu'ils interagissent à travers des genres de domaine spécifiques. Il est également vérifié l'incorporation, dans le plagiat, des mouvements d'autres processus intertextuels (enquête la citation, de la paraphrase, de la parodie et du pastiche).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51029
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