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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50944
Tipo: | Dissertação |
Título: | Método de avaliação em comunicação organizacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior |
Autor(es): | Sousa, Marcos Robério Santo |
Orientador: | Rodrigues, Maxweel Veras |
Palavras-chave: | Mensuração e avaliação em comunicação;Comunicação organizacional;Comunicação pública;Comunicação em instituições federais de ensino superior |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Marcos Robério Santo. Método de avaliação em comunicação organizacional: estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior. 2020. 193f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumo: | Nas organizações contemporâneas, é crescente a necessidade de acompanhamento dos processos e de demonstração dos resultados relativos às atividades desenvolvidas. Nesse sentido, mensurar e avaliar adequadamente as atividades de comunicação organizacional constitui um desafio, devido a dificuldades historicamente enfrentadas pela área de comunicação das instituições em geral, como falta de tempo para planejamento, baixo orçamento e ausência de uma cultura de medição de desempenho. Porém, apesar de seu caráter essencialmente intangível, a comunicação precisa se adequar à nova realidade organizacional, na qual os aspectos relacionados à governança corporativa têm se tornado mais presentes na administração pública e privada, exigindo boas práticas de gestão. Por isso, o objetivo deste estudo é analisar a comunicação organizacional de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) em relação ao acompanhamento das atividades desenvolvidas, com base na mensuração e avaliação de seus canais, produtos, processos e ações. A fundamentação teórica é baseada nos seguintes campos: comunicação organizacional; comunicação pública; governança corporativa; avaliação e mensuração em comunicação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. O método de investigação empregado é o estudo de caso. Os dados foram coletados e analisados a partir de três técnicas: pesquisa documental, observação sistemática e entrevistas. Os resultados apontam para a defasagem dos documentos institucionais da IFES em relação ao acompanhamento das atividades de comunicação, uma vez que não há indicadores padronizados, inviabilizando o comparativo ao longo dos anos e dificultando ações com vistas ao aperfeiçoamento do trabalho. Além disso, evidencia-se que a mensuração e avaliação das atividades é feita de modo informal, sem estratégia e objetivos definidos. Isso, de acordo com as informações apresentadas, ocorre devido a questões culturais da área de comunicação de forma geral e também problemas específicos da instituição pesquisada. Fatores como falta de tempo, equipe e orçamento, além da indefinição de processos e funções também foram apontados como motivos para não haver uma avaliação periódica e sistemática. Após realizar o mapeamento das principais atividades de comunicação da instituição pesquisada, esta pesquisa propõe um método de avaliação em comunicação, incluindo uma matriz de indicadores. |
Abstract: | In contemporary organizations, there is an increasing need to monitor processes and demonstrate results related to the activities developed. In this sense, properly measuring and evaluating organizational communication activities is a challenge, due to difficulties historically faced by the communication area of institutions in general, such as lack of time for planning, low budget and absence of a performance measurement culture. However, despite its essentially intangible character, communication needs to adapt to the new organizational reality, in which aspects related to corporate governance have become more present in public and private administration, requiring good management practices. Therefore, the objective of this study is to analyze the organizational communication of a Federal Institution of Higher Education (IFES) in relation to the monitoring of the activities developed, based on the measurement and evaluation of its channels, products, processes and actions. The theoretical foundation is based on the following fields: organizational communication; public communication; corporate governance; evaluation and measurement in communication. It is a descriptive research, of an applied nature, with a qualitative approach. The research method employed is the case study. Data were collected and analyzed using three techniques: documentary research, systematic observation and interviews. The results point to the gap in IFES 'institutional documents in relation to the monitoring of communication activities, since there are no standardized indicators, making comparative over the years impossible and hindering actions aimed at improving the work. In addition, it is evident that the measurement and evaluation of activities is done informally, with no defined strategy and objectives. This, according to the information presented, occurs due to cultural issues in the area of communication in general and also specific problems of the researched institution. Factors such as lack of time, staff and budget, as well as the lack of definition of processes and functions were also pointed out as reasons for not having a periodic and systematic evaluation. After mapping the main communication activities of the researched institution, this research proposes a method of evaluation in communication, including a matrix of indicators. |
Descrição: | SOUSA, Marcos Robério Santo. Método de avaliação em comunicação organizacional: estudo de caso em uma insituição federal de ensino superior. 2020. 191f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50944 |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
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