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dc.contributor.advisorCarvalho, Alba Maria Pinho de-
dc.contributor.authorEverton, Maria Socorro Brandão-
dc.date.accessioned2020-03-26T18:32:12Z-
dc.date.available2020-03-26T18:32:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationEVERTON, Maria Socorro Brandão. Uma década do Projeto Professor Diretor de turma no Ceará: uma investigação avaliativa das suas contribuições no enfrentamento do desengajamento escolar no Ensino Médio. 2019. 299f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50940-
dc.description.abstractThe Classroom Manager Teacher Project (CMTP) has been experienced for a decade in the State of Ceará, justified by the necessary confrontation of school disengagement, a factor of social, economic, political and cultural exclusion. The object of this evaluative investigation focuses on the dynamics of this classroom management instrument, which focuses on the permanence and engagement of high school students, with quality and integrality.This object requires investigation of educational public policies in Ceará, between 2008 and 2019, being delimited by the following guiding categories: abandonment and evasion; school engagement; access and permanence; demassified education; socially referenced integral education. Specifically, the objectives allow to reflect on educational indicators of school flow, relating the school disengagement to the problems of an exclusionary society; to understand the implementation and trajectory of the CMTP, based on the content and context analysis of educational policies implemented by the Secretariat of Education of Ceará; to circumscribe the diversity of challenges in the permanence and engagement of high school students in three types of schools: Professional Education, Full-time, and Regular; to identify, in the practices of the Classroom Manager Teachers (CMTs), signs of facing the school disengagement; in addition to understanding pedagogical and functional aspects of the CMTs in identifying the challenges and successes in the exercise of their profession. The methodology is linked in the perspective of in-depth assessment (RODRIGUES, 2008, 2011) and allows to evaluate the pedagogical and management practices of the CMTP: construction and organization of the class dossier, mapping, oriented study, assistance to parents/guardians and students, class council and the curricular component Training for Citizenship and Development of Socioemotional Skills. Qualitative analysis, in line with Social Science methods, contributes to elucidating the meanings of the CMTP, unraveling it from the perspective of different subjects: implementers, managers and beneficiaries, in other words, managers, teachers, students and families. The field of study is the state schools at the seat of the municipality of Acaraú, whose analyzes of context, content, trajectory, temporal and territorial spectrum point out divergences between the texts and contexts of the CMTP. Despite this, there is evidence that the actions developed, in an intrinsic relationship with other programs and actors, contribute effectively in the context of coping with school disengagement factors, based on the investigated reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de Políticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesengajamento Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.titleUma década do Projeto Professor Diretor de turma no Ceará: uma investigação avaliativa das suas contribuições no enfrentamento do desengajamento escolar no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) é vivenciado no Estado do Ceará e sua implementação justifica-se pelo necessário enfrentamento do desengajamento escolar, fator de exclusão social, econômica, política e cultural. O objeto desta investigação avaliativa incide na dinâmica deste instrumento de gestão da sala de aula, que tem como foco a permanência e o engajamento dos estudantes do ensino médio, de forma integral e com qualidade. Este objeto exige investigação das políticas públicas educacionais do Ceará, entre os anos de 2008 e 2019, sendo delimitado pelas seguintes categorias norteadoras: abandono e evasão; engajamento escolar; acesso e permanência; educação desmassificada; educação integral socialmente referenciada. De forma específica, os objetivos permitem refletir sobre indicadores educacionais de fluxo escolar, relacionando o desengajamento escolar às problemáticas de uma sociedade excludente; compreender a implantação e a trajetória do PPDT, a partir da análise de conteúdo e de contexto das políticas públicas educacionais da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE); circunscrever a diversidade de desafios na permanência e no engajamento dos estudantes de ensino médio em três modalidades de escolas: Educação Profissional (EEEP), Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e regulares (EEM); identificar, nas práticas dos Professores Diretores de Turma (PDTs), indícios de enfrentamento do desengajamento escolar; além de compreender aspectos pedagógicos e profissionais dos PDTs na identificação dos desafios e sucessos no exercício de seu ofício. A metodologia ancora-se na perspectiva da avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008, 2011) e permite avaliar as práticas pedagógicas e de gestão do PPDT: construção e organização do dossiê da turma, mapeamento, estudo orientado, atendimento aos pais/responsáveis e aos estudantes, conselho de turma e o componente curricular Formação para a Cidadania e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais. A análise qualitativa, alinhada aos métodos das Ciências Sociais, contribui na elucidação dos significados do PPDT, desvendo-o a partir da ótica de diferentes sujeitos: implementadores, gestores e beneficiários, ou seja, gestores, professores, estudantes e famílias. O campo de estudo são as escolas estaduais da sede do município de Acaraú, cujas análises de contexto, conteúdo, trajetória, espectro temporal e territorial apontam divergências entre os textos e os contextos do PPDT. Apesar disso, há indícios de que as ações desenvolvidas, em intrínseca relação com outros programas e atores, contribuam efetivamente no contexto de enfrentamento dos fatores de desengajamento escolar, com base na realidade investigada.pt_BR
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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